Doutoramento Honoris Causa - Johan Schot, João Salgueiro e João Cutileiro - 21 março | Universidade NOVA de Lisboa

Doutoramento Honoris Causa - Johan Schot, João Salgueiro e João Cutileiro - 21 março

Doutoramento Honoris Causa pela NOVA
21 março 2017
Local: 
Reitoria da NOVA

Cerimónia de atribuição de título de Doutor Honoris Causa a Johan Schot, João Salgueiro e João Cutileiro

Desde 1979, a NOVA tem vindo a homenagear com o grau de Doutor Honoris Causa as mais diversas personalidades que se destacaram em diferentes áreas.

Johan Schot, João Salgueiro e João Cutileiro receberão esta distinção numa cerimónia solene que terá lugar no dia 21 de Março pelas 17h00 no Auditório da Reitoria da NOVA no Campus de Campolide em Lisboa.

Johan Schot é um historiador holandês com um perfil de excelência nas áreas da História da Tecnologia, e da Avaliação de Tecnologia, Professor na Universidade de Eindhoven desde 1998, recebeu os prémios Innovational Research Incentives (2002) e Leonardo da Vinci (2015) e é, desde 2009, membro da  Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences. Coordenador da série de 6 volumes Making Europe, é atualmente Diretor da Science Policy Research Unit da Universidade de Sussex. 

João Salgueiro é economista e político. Foi nomeado, em 1974, vice-governador do Banco de Portugal. Foi Ministro de Estado e das Finanças entre 1981 e 1983 e, entre 1996 e 1999, administrador-geral da CGD. É membro do Conselho Económico e Social, Vice-Presidente do Conselho da Federação Bancária Europeia, Presidente do Conselho Geral da Eurodefense-Portugal e Professor na Nova School of Business and Economics. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

João Cutileiro é um artista plástico de renome nacional e internacional, nos campos do desenho e escultura. Fez a sua primeira exposição em 1951 e estabeleceu-se em Londres, onde frequentou a Slade School of Art. Depois das primeiras esculturas articuladas e de iniciar o trabalho da pedra por meios mecânicos, regressou a Portugal. Uma referência para as novas gerações de escultores, encontra-se, na sua obra, a perfeita ligação entre a Arte e a Ciência Morfológica.

Mais informações: Gabinete de Imagem, Comunicação e Relações Públicas