pixel NOVA vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa ao médico António de Barros Veloso - 10 maio | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa ao médico António de Barros Veloso - 10 maio

Medalha ilustrativa da atribuição do titulo de Doutor Honoris Causa
10 maio 2018
Local: 
Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa

 

Por sugestão da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM), a Universidade NOVA de Lisboa vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa ao médico António de Barros Veloso.

A cerimónia terá lugar no dia 10 de maio, pelas 17h00, na Reitoria da NOVA. O padrinho do laureado será o Professor Jaime Branco, Diretor da NMS|FCM, e a oração laudatória será proferida pelo Professor António Rendas, antigo Reitor da NOVA.


António José de Barros Veloso (Coimbra, setembro de 1930), especialista em Medicina Interna e Oncologia Médica, formou-se em 1956 pela Universidade de Coimbra. Em 1978, foi um dos membros da comissão nomeada pela Ordem dos Médicos para a criação da especialidade de Medina Interna. Desempenhou várias funções e cargos hospitalares em Hospitais Civis de Lisboa, tendo ainda desempenhado várias funções extra-hospitalares.

Teve um papel ativo em inúmeras sociedades médicas, entre as quais se destaca o cargo de Presidente Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (1992-94). Desenvolveu ainda uma intensa atividade ao nível do ensino médico, sendo autor de dezenas de artigos científicos e editoriais.

Pelo seu importante contributo para o desenvolvimento da Medicina Interna em Portugal, foi-lhe atribuído em 2017 o Prémio Nacional de Medicina Interna. Entre outras distinções, destacam-se também as condecorações com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos e a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde.