pixel Sessão sobre os limites da liberdade de expressão com Ricardo Araújo Pereira e Mick Hume - 19 de abril | Universidade NOVA de Lisboa

Cartaz da sessão "Direito a Ofender - A Liberdade de Expressão e o Politicamente Correto"
19 abril 2018
Local:
Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa

A Reitoria da NOVA recebe o humorista Ricardo Araújo Pereira e o jornalista Mick Hume no dia 19 de abril, pelas 12h00, para uma sessão sobre liberdade de expressão. Na sessão "Direito a Ofender - a Liberdade de Expressão e o Politicamente Correto", Ricardo Araújo Pereira e Mick Hume vão debater as questões "Estará o medo de ofender a limitar a liberdade de expressão? E, se sim, é legítimo fazê-lo?". A sessão conta ainda com a participação do jornalista João Paulo Sacadura no papel de moderador.

A entrada é livre, sujeita à capacidade do Auditório.

Para além da sessão na Reitoria, haverá ainda outras duas sessões na Faculdade de Ciências e Tecnologia e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Direito a Ofender - a Liberdade de Expressão e o Politicamente Correto

O assassínio a sangue-frio dos cartoonistas do Charlie Hebdo em Janeiro de 2015 colocou a questão da liberdade de expressão em primeiro plano. Os líderes das democracias de todo o mundo uniram-se para condenar os ataques. Mas, pouco tempo depois, muitos comentadores começaram a defender que o massacre obrigava a impor limites sobre a liberdade de expressão, e que era necessário limitar o direito a ofender.

Em contracorrente, o jornalista britânico Mick Hume faz uma defesa acérrima da liberdade de expressão, que o autor teme estar em risco no Ocidente.

Mick Hume (n. 1959) é um jornalista e escritor britânico. É editor da revista Spiked e manteve uma coluna semanal no jornal The Timesdurante dez anos. Nos últimos anos tem-se destacado como defensor da liberdade de expressão e de imprensa, escrevendo sobre o tema no The TimesThe Sunday TimesThe Independent e no Sun.

Ricardo Araújo Pereira nasceu em Lisboa, em 1974. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, começou a sua carreira como jornalista no «Jornal de Letras». É guionista desde 1998. Em 2003, com Miguel Góis, Zé Diogo Quintela e Tiago Dores, formou o grupo humorístico Gato Fedorento. Escreve semanalmente na revista «Visão» (Portugal) e no jornal «Folha de S. Paulo» (Brasil) e é um dos elementos do programa da TSF/TVI24 «Governo Sombra». É o sócio n.º 12 049 do Sport Lisboa e Benfica.

João Paulo Sacadura, tem um percurso ligado à rádio, à imprensa e à televisão, com um profundo conhecimento do meio cultural português, em geral, e da área da literatura, em particular. Estudou Engenharia Civil, mas foi seduzido pela comunicação social ainda antes do fim do curso, altura em que ingressou Rádio Renascença. Foi redator cultural da RFM e, a partir daí, dedicou-se ao jornalismo cultural e à escrita.