ORGANIZAÇÃO
INFORMAÇÕES

 logo_novatv_peq.jpg

O que já foi feito em Portugal?

A Lei de Bases do Sistema de Ensino (Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro) estabelece as regras gerais que regulam todos os níveis de ensino. Este diploma legislativo foi alterado, em 2005, em consequência do Processo de Bolonha, estando actualmente a vigorar a Lei n.º 49/2005 que:

  • reestrutura o ensino superior em 3 ciclos;
  • introduz alterações ao nível do acesso ao ensino superior por parte de maiores de 23 anos;
  • promove a criação de associações de universidades para a atribuição conjunta de diploma;
  • estabelece a existência de 3 graus;
  • possibilita a existência de mestrados integrados;
  • confere aos politécnicos a possibilidade de conferirem licenciaturas e mestrados;
  • introduz um sistema de créditos.


O Decreto-Lei n.º 42/2005 introduz:

  • a Escala Europeia de Comparabilidade de Classificações;
  • os 3 instrumentos essenciais à mobilidade durante o período de formação (contrato de estudos, guia informativo do estabelecimento de ensino e boletim de registo académico);
  • suplemento ao diploma.


Relativamente à avaliação e certificação da qualidade, desde 1998 que o Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES) é membro da Rede Europeia para a certificação da Qualidade no Ensino Superior (ENQA).

Em finais de 2005, por despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, definiu-se que:

topo

 
spinner