Desenv. Competências de Supervisão - 3ª edição | Universidade NOVA de Lisboa

Desenv. Competências de Supervisão - 3ª edição

O QUE É?

Descrição do curso

Embora a supervisão constitua um dos elementos mais importantes do trabalho académico, a maioria dos supervisores em exercício não recebe qualquer treino específico nesta área. Este curso visa preencher essa lacuna, focando-se nas dimensões da interacção estudante-supervisor como um elemento chave para o sucesso de um percurso de doutoramento. Os tópicos abordados neste curso incluem:

  • Contexto de supervisão
  • Relação interpessoal
  • Liderança, motivação e auto-conhecimento
  • O processo de supervisão no terreno
  • Identificação de problemas
  • Gestão de conflitos

No final, esperamos que o curso possa ajudar os participantes a expandir o leque de abordagens que um supervisor deve usar no seu trabalho de rotina, através da aquisição de novos conhecimentos e competências.

Objetivos

  1. Fornecer aos participantes um quadro conceptual para a actividade de supervisão em contexto pós-graduado, nomeadamente no que se refere às questões relacionadas com a interação entre aluno e supervisor.
  2. Salientar a relevância de dimensões como a liderança, motivação e auto-conhecimento no processo de supervisão.
  3. Ilustrar as questões específicas de aprendizagem de adultos que possam ser relevantes para a supervisão.
  4. Facilitar a identificação dos problemas mais comuns que podem surgir durante a supervisão.
  5. Melhorar a capacidade de gestão dos conflitos mais comuns, usando uma abordagem adequada.

A QUEM SE DESTINA?

O curso destina-se a doutorados da NOVA (docentes, investigadores e pós-docs), bem como a doutorados de outras instituições  (docentes, investigadores e pós-docs) que orientem teses de Doutoramento de estudantes da Universidade NOVA de Lisboa.

O curso é voluntário e gratuito.

QUANDO e ONDE? 

Duração: 2 dias

3ª edição: 5/06 e 6/06 (2ªf e 3ªf)  | 9h30 - 18h | Local: a designar

CORPO DOCENTE

Coordenador do curso

Miguel Xavier

Docentes

António Jacinto

João Sevilhano

José Bleck

Miguel Xavier

Pedro Mateus

SUGESTÕES DE LEITURA

A) Livros
The Routledge Doctoral Supervisor’s Companion. Ed. Melanie Walker & Pat Thomson. Routledge, USA, 2010. ISBN 0-203-85176-5

B) Artigos Científicos
Anne Lee (2008). How are doctoral students supervised? Concepts of doctoral research supervision. Studies in Higher Education, Vol 33, No. 3, 267-281
Margot Pearson & Angela Brew (2002). Research Training and Supervision Development. Studies in Higher Education, Vol 27, No. 2, 135-150.