Curso Comunicação Visual de Ciência [Communicating Science Visually] - 9ª edição

O QUE É?

Descrição do curso

Em todas as áreas de investigação científica se produzem resultados que devem de ser comunicados. Quando chamados a apresentar o seu trabalho, os investigadores muitas vezes se apercebem-se que a utilização de elementos visuais (formas, imagens, diagramas, tipografia e cores) é inevitável. Uma compreensão e domínio corretos destes elementos, através dos vários meios de comunicação, podem determinar a eficiência da transmissão de conhecimento e da disseminação de resultados. Este curso tem como objetivo transmitir noções básicas de comunicação visual e a sua adaptação particular à comunicação de ciência.

Com este curso, espera-se que os estudantes desenvolvam competências na preparação de materiais visuais ou gráficos. Ao longo do curso, os estudantes são expostos a uma discussão alargada sobre a criação de apresentações visuais, baseadas na relação entre texto e imagem. O curso inclui momentos práticos, em que os alunos são desafiados a desenvolver e melhorar os materiais que utilizam para comunicar os seus resultados, seja sob a forma de poster, apresentação de slides ou graphical abstracts. O curso inclui ainda algumas dicas para uma apresentação oral eficaz, que conjugue o discurso com os elementos visuais. Espera-se também que os estudantes tirem partida das discussões de grupo sobre as diferente opções visuais escolhidas pelos colegas.

A QUEM SE DESTINA?

Aos estudantes de doutoramento que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa.

Idealmente, os estudantes terão iniciado o seu projeto de investigação e terão informação suficiente para produzir matérias de comunicação, como um poster ou uma apresentação de slides.

Para o curso, os estudantes devem trazer os seus computadores pessoais equipados com software básico de tratamento de imagem.

 
QUANDO e ONDE?

9ª edição: 6/04 - 8/04 (5ªf a sáb)  | 9h - 18h | Local: a designar 

 
DOCENTES e AVALIAÇÃO

Coordenadora do curso

Ana Sanchez 

Docentes

Ana Sanchez

Marco Neves

Avaliação

A avaliação tem em consideração a capacidade dos alunos transferirem o conhecimento adquirido para um formato visual. O resultado final refletirá as competências adquiridas. 

Serão tidos em conta os seguintes aspetos:

  • clareza visual do design;
  • capacidade de criar conceitos de comunicação;
  • execução;
  • apresentação.
     

Horas de trabalho (atividades /número de horas)

Aulas teóricas  - 12 h
Aulas práticas - 12h
Leitura/Estudo - 4h 

1 ECTS (3 dias)

Objetivos

  • Compreender a importância da comunicação visual e aprender a gerir e organizar os seus vários elementos; 
  • Perceber a importância das imagens, independentemente das tecnologias, e dos aspetos práticos da sua função; 
  • Desenvolver competências práticas de tipografia, reconhecendo a relevância de uma boa composição de texto e a sua consequência numa comunicação eficaz;
  • Lidar com a Comunicação visual em diferentes meios, garantindo a coerência;
  • Valorizar a síntese de informação visual na transmissão de mensagens complexas, compreendendo ao mesmo tempo vários diagramas e esquemas;
  • Completar pelo menos um objeto de comunicação que integre os tópicos abordados com o projeto de investigação.

LEITURA RECOMENDADA

Duarte, N (2008) slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations. O'Reilly Media
Duarte, N (2010) Resonate: Present Visual Stories that Transform Audiences. Wiley
Frankel, FC and DePace, A (2012) Visual Strategies: A Practical Guide to Graphics for Scientists and Engineers. Yale University Press
Mijksenaar, P 1997, Visual function: an introduction to information design, 010 Publishers, Rotterdam.
Spiekermann, E & Ginger, E M 1993, Stop stealing sheep & find out how type works, Adobe Press, Mountain View, CA.
Tufte, E 1990, Envisioning information, Graphics Press, Cheshire.