Curso de Desenvolvimento de Competências Académicas [Research Skills Development - RSD]

O QUE É?

Descrição do curso

O curso de Desenvolvimento de Competências Académicas (Research Skills Development Course – RSD) é um curso residencial, com a duração de quatro dias e três noites

Visa abordar um conjunto de competências académicas transversais (ex: comunicação, trabalho em equipa, gestão de tempo), essenciais a qualquer estudante que esteja a iniciar o seu doutoramento.

Temos como objetivo cobrir os diferentes aspetos do processo doutoral, num ambiente de formação descontraído e envolvente. Não se pretendendo substituir a uma formação em metodologias de investigação, o curso tem como objetivo uma formação global e transversal às diferentes áreas científicas de origem. Assim, os estudantes irão trabalhar com colegas de outros domínios científicos e, no âmbito de uma equipa multidisciplinar, terão oportunidade de refletir sobre o seu impacto na dinâmica de um grupo, recebendo também feedback sobre a sua prestação individual.

Os participantes são encorajados a participar ativamente durante todo o curso, a envolverem-se em todas as atividades, quer as realizadas em ambiente de sala de aula, quer no exterior e a discutirem, com os colegas, as suas experiências durante o processo doutoral. 

No final do curso serão recolhidos todos os comentários e sugestões que os estudantes desejem fazer e que contribuam para a melhoria da formação.

Atividades

  • Comunicação (competências de comunicação individual e em grupo);
  • Trabalho de equipa (os diferentes papéis dos elementos de um grupo, dinâmica de grupo, o impacto da comunicação);
  • Criatividade (técnicas e aplicação);
  • Compreender e gerir o processo de doutoramento (o planeamento e a resolução de problemas);
  • A colaboração interdisciplinar (a comunicação de ciência em ambientes alargados, a negociação, a tomada de decisão).

A QUEM SE DESTINA?

Aos estudantes que frequentam o primeiro ano do programa doutoral na Universidade NOVA de Lisboa (preferencial).

QUANDO E COMO?

Em breve, serão publicadas novas edições.

 

Horário

  1.º dia 2.º dia 3.º dia 4.º dia
8h   Inícío 2.º dia Início 3.º dia Início 4.º dia

16h30

16h45

Transporte Campolide

Transporte Caparica

   

Fim do curso

Transporte Arrábida

19h Início curso      
23h Fim 1.º dia Fim 2.º dia Fim 3.º dia  

 

Nota: O curso é gratuito para doutorandos da NOVA, incluindo refeições, transporte coletivo e alojamento.

Os estudantes ficam acomodados em quartos duplos.

Horas de Trabalho

2 ECTS (4 dias e 3 noites)

Atividades N.º Horas
Sessões Plenárias 8

Trabalho em grupo (diferentes papéis dos elementos de um grupo, dinâmicas de grupo);

Comunicação (competências de comunicação individual e em grupo; impacto da comunicação);

Criatividade (técnicas e aplicação);

Compreender e gerir o processo de doutoramento ( o planeamento e a resolução de problemas);

A colaboração interdisciplinar (comunicação de ciência em ambientes alargados, a negociação e a tomada de decisão)

24
Trabalho individual (Leituras e exercícios) 18
Atividades de Networking 6
TOTAL 56

 

CORPO DOCENTE

Coordenadora do curso

Patrícia Rosado Pinto (NMS|NMS)

Tutores

Alexandra Dias Santos (Externa)

Elsa Caetano (NOVA Escola Doutoral)

Guilherme Victorino (NOVA IMS)

Joana Marques (NOVA Escola Doutoral)

João Cordeiro (ENSP/NOVA)

Roberto Henriques (NOVA IMS)

AVALIAÇÃO

Relatório escrito onde o estudante deverá mencionar três ideias-chave retidas durante o curso e que o estudante deseje valorizar. Deverão também ser explicitadas as razões da escolha (1 pág. max.).

BIBLIOGRAFIA

  • Bridget Juniper, Elaine Walsh, Alan Richardson & Bernard Morley (2012) A new approach to evaluating the well-being of PhD research students, Assessment & Evaluation in Higher Education, 37:5, 563-576, DOI: 10.1080/02602938.2011.555816
  • Garrido, M. V., & M. P. (Eds.). (2016). Manual de Competências Académicas : Da adaptação à universidade à competência académica. Lisboa: Edições Sílabo. Aceda aqui a parte da obra
  • Elaine Walsh (2011) Publishing from your PhD: negotiating a crowded jungle, Studies in Higher Education, 36:8, 1003-1005, DOI: 10.1080/03075079.2011.64307
  • Rugg, G. and Petre, M. (2004) The unwritten rules of PhD research. Open University Press UK.

Criatividade:

  • De Bono, E. (1972) PO: a device for successful thinking. New York: Simon and Schuster.
  • De Bono, E. (1995) Serious creativity. The Journal for Quality and Participation. 18. 12 – 18.
  • Elaine Walsh, Katie Anders, Sally Hancock & Liz Elvidge (2013) Reclaiming creativity in the era of impact: exploring ideas about creative research in science and engineering, Studies in Higher Education, 38:9, 1259-1273, DOI: 10.1080/03075079.2011.620091

Dinâmicas de grupo:

  • Tuckman, B. (1965) Development sequence in small groups. Psychology Bulletin. 63. 384 – 389.
  • Tuckman, B. and Jensen, M.A.C (1977) Stages of small group development revisited. Group & Organisation Studies. 2. 384 – 389.

Nota: O material de apoio (Learning Journal) será entregue em suporte de papel durante o curso, para que os participantes possam acompanhar a abordagem dos diferentes tópicos e registar os seus apontamentos. Não é necessário fazer leituras prévias.