Desenvolvimento de Competências Académicas [Research Skills Development - RSD] - 26ª Edição

O QUE É?

Descrição do curso

O curso de Desenvolvimento de Competências Académicas (Research Skills Development Course – RSD) é um curso residencial, com a duração de quatro dias e três noites

Visa abordar um conjunto de competências académicas transversais (ex: comunicação, trabalho em equipa, gestão de tempo), essenciais a qualquer estudante que esteja a iniciar o seu doutoramento.

Temos como objetivo cobrir os diferentes aspetos do processo doutoral, num ambiente de formação descontraído e envolvente. Não se pretendendo substituir a uma formação em metodologias de investigação, o curso tem como objetivo uma formação global e transversal às diferentes áreas científicas de origem. Assim, os estudantes irão trabalhar com colegas de outros domínios científicos e, no âmbito de uma equipa multidisciplinar, terão oportunidade de refletir sobre o seu impacto na dinâmica de um grupo, recebendo também feedback sobre a sua prestação individual.

Os participantes são encorajados a participar ativamente durante todo o curso, a envolverem-se em todas as atividades, quer as realizadas em ambiente de sala de aula, quer no exterior e a discutirem, com os colegas, as suas experiências durante o processo doutoral. 

No final do curso serão recolhidos todos os comentários e sugestões que os estudantes desejem fazer e que contribuam para a melhoria da formação.

Atividades

  • Comunicação (competências de comunicação individual e em grupo);
  • Trabalho de equipa (os diferentes papéis dos elementos de um grupo, dinâmica de grupo, o impacto da comunicação);
  • Criatividade (técnicas e aplicação);
  • Compreender e gerir o processo de doutoramento (o planeamento e a resolução de problemas);
  • A colaboração interdisciplinar (a comunicação de ciência em ambientes alargados, a negociação, a tomada de decisão).

A QUEM SE DESTINA?

Aos estudantes que frequentam o primeiro ano do programa doutoral na Universidade NOVA de Lisboa (preferencial).

QUANDO E COMO?

26ª edição: 22 a 25 de setembro (6ªf a 2ªf ) | Local: Convento da Arrábida | Edição em Língua Portuguesa

Consulte o horário aqui.

Nota: O curso é gratuito para doutorandos da NOVA, incluindo refeições, transporte coletivo e alojamento.

Os estudantes ficam acomodados em quartos duplos.

Horas de Trabalho

2 ECTS (4 dias e 3 noites)

Consulte o número de horas por atividade aqui.

CORPO DOCENTE

Coordenadora do curso

Patrícia Rosado Pinto (NMS|NMS)

Tutores

Alexandra Dias Santos (Externa)

Elsa Caetano (NOVA Escola Doutoral)

Guilherme Victorino (NOVA IMS)

Joana Marques (NOVA Escola Doutoral)

João Cordeiro (ENSP/NOVA)

Roberto Henriques (NOVA IMS)

AVALIAÇÃO

Relatório escrito onde o estudante deverá mencionar três ideias-chave retidas durante o curso e que o estudante deseje valorizar. Deverão também ser explicitadas as razões da escolha (1 pág. max.).

BIBLIOGRAFIA

  • Bridget Juniper, Elaine Walsh, Alan Richardson & Bernard Morley (2012) A new approach to evaluating the well-being of PhD research students, Assessment & Evaluation in Higher Education, 37:5, 563-576, DOI: 10.1080/02602938.2011.555816
  • Garrido, M. V., & M. P. (Eds.). (2016). Manual de Competências Académicas : Da adaptação à universidade à competência académica. Lisboa: Edições Sílabo. Aceda aqui a parte da obra
  • Elaine Walsh (2011) Publishing from your PhD: negotiating a crowded jungle, Studies in Higher Education, 36:8, 1003-1005, DOI: 10.1080/03075079.2011.64307
  • Rugg, G. and Petre, M. (2004) The unwritten rules of PhD research. Open University Press UK.

Criatividade:

  • De Bono, E. (1972) PO: a device for successful thinking. New York: Simon and Schuster.
  • De Bono, E. (1995) Serious creativity. The Journal for Quality and Participation. 18. 12 – 18.
  • Elaine Walsh, Katie Anders, Sally Hancock & Liz Elvidge (2013) Reclaiming creativity in the era of impact: exploring ideas about creative research in science and engineering, Studies in Higher Education, 38:9, 1259-1273, DOI: 10.1080/03075079.2011.620091

Dinâmicas de grupo:

  • Tuckman, B. (1965) Development sequence in small groups. Psychology Bulletin. 63. 384 – 389.
  • Tuckman, B. and Jensen, M.A.C (1977) Stages of small group development revisited. Group & Organisation Studies. 2. 384 – 389.

Nota: O material de apoio (Learning Journal) será entregue em suporte de papel durante o curso, para que os participantes
possam acompanhar a abordagem dos diferentes tópicos e registar os seus apontamentos. Não é necessário fazer leituras prévias.