pixel Seminário Idea Puzzle 2017 (gratuito) | Universidade NOVA de Lisboa

Seminário Idea Puzzle 2017 (gratuito)

O QUE É?

 

A NOVA Escola Doutoral organiza o seminário gratuito ‘Como desenhar e defender a sua tese com o software Idea Puzzle®’ (vídeo) no dia 10 de maio, entre as 17h e as 18h, na NOVA School of Business and Economics, Auditório A120. Este seminário, dirigido pelo Professor Doutor Ricardo Morais, conta já com 212 edições e 5853 participantes em 11 países (feedback ao seminário). É organizado anualmente pelo European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM) em Bruxelas como um seminário de doutoramento interdisciplinar sobre competências de investigação. O Santander Universidades oferece anualmente dois prémios de 1000 euros, um em Portugal e o outro no estrangeiro, ao melhor desenho de investigação de doutoramento criado com o software Idea Puzzle® numa universidade licenciada (regulamento). O prazo para as candidaturas é 31 de maio.

Resultados

Depois do seminário, os participantes serão capazes de desenhar, diagnosticar e defender um projeto de investigação em qualquer área de conhecimento com o software Idea Puzzle®. Estes resultados constituem um investimento em competências de investigação vitalícias.

Temas

1. Investigação como um sistema de 21 questões
2. Questões teóricas da sua investigação

3. Questões metodológicas da sua investigação

4. Questões empíricas da sua investigação

5. Questões retóricas da sua investigação

6. Questões autorais da sua investigação
7. Aplicação à investigação dos participantes com o software Idea Puzzle®
 

Descrição

'PhD' significa 'Doctor of Philosophy'. Apesar disso, a maioria dos estudantes de doutoramento nunca frequentou uma disciplina de Filosofia da Ciência, não tendo em conta a ligação entre a epistemologia, a metodologia, a ontologia e a axiologia. Como resultado, perceciona o seu projeto de investigação como uma sequência de tarefas tais como revisão de literatura, escolha do método e recolha dos dados, em vez de um sistema de decisões interdependentes que integra teoria, método, dados, retórica e autoria (modelo Idea Puzzle). O software Idea Puzzle® é, por isso, um software online de desenho de investigação baseado em Filosofia da Ciência que integra teoria, método, dados, retórica e autoria, antecipando as questões principais que um revisor poderá colocar durante um projeto de doutoramento. O software Idea Puzzle® coloca 21 questões, ajuda a respondê-las e permite auto-avaliar cada resposta. O resultado é um desenho de investigação com cerca de três páginas que inclui uma pontuação total, um mapa visual e as 21 respostas (exemplo de Ciências Sociais; exemplo de Engenharia). Os principais benefícios do software Idea Puzzle® são o diagnóstico holístico das forças e fraquezas de um projeto de investigação, o ensino inovador de metodologias de investigação e a revisão estruturada entre pares. Estes benefícios foram publicados na Academy of Management Learning & Education, a revista científica mais citada do mundo em Management Development and Education (Parente & Ferro, 2016). O acesso ao software Idea Puzzle® é exclusivamente online, sem instalação no computador, mediante registo com um email de uma universidade licenciada. Clique em registo em www.ideapuzzle.com para confirmar as universidades que já oferecem o software Idea Puzzle® aos seus estudantes, professores de metodologia e revisores. O software Idea Puzzle® está disponível em português, inglês, espanhol e francês, incluindo um vídeo de demonstração do software em cada um dos idiomas. Atualmente, estão registados em www.ideapuzzle.com mais de 6000 utilizadores de todo o mundo.  O Santander Universidades oferece anualmente dois prémios de 1000 euros, um em Portugal e o outro no estrangeiro, ao melhor desenho de investigação de doutoramento criado com o software Idea Puzzle® numa universidade licenciada (regulamento). O prazo para as candidaturas é 31 de maio.

A QUEM SE DESTINA?

Estudantes de Mestrado e Doutoramento

Investigadores, Docentes e Pós-doc

Comunidade Académica

 

A QUEM SE DESTINA?

Estudantes de doutoramento que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa

Doutorados a exercer funções na NOVA (Investigadores, Docentes e Pós-doc)

Pré-requisitos 

Não é assumido que o participante tenha conhecimentos prévios de programação mas é aconselhável um conhecimento elementar de álgebra e estatística. É necessário computador portátil e familiaridade com a utilização do computador.

 

QUANDO E ONDE?

10 de maio, entre as 17h e as 18h, na NOVA School of Business and Economics, Auditório A120

Até 8 de maio registe-se em https://goo.gl/forms/fpmvnMaLLLuxowj33
Antes do seminário, recomendamos o registo em www.ideapuzzle.com com um email unl.pt
 

SOBRE O PROFESSOR

Ricardo Morais é professor de Gestão na Católica Porto Business School, coordenador do seminário de doutoramento “How to design your PhD” no European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM) em Bruxelas, fundador da Idea Puzzle e alumni da HPI School of Design Thinking na Alemanha. É doutorado em Gestão Estratégica pela Universidade de Jyväskylä (primeiro português doutorado na Finlândia em Ciências Sociais) e licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação são interdisciplinares incluindo gestão estratégica, realismo crítico, educação doutoral e design thinking. Desde 2002, lecionou estes temas em mais de 50 universidades em 11 países. É membro da Academy of Management, European Academy of Management, Strategic Management Society, Academy of International Business e Associação Cristã de Empresários e Gestores.

 

PUBLICAÇÕES SELECIONADAS

  • Parente, C. & Ferro, L. 2016. Idea Puzzle (www.ideapuzzle.com), created by Ricardo Morais. Academy of Management Learning & Education, 15(3), 643-645.
  • Gonzalez-Ocampo, G., Kiley, M., Lopes, A., Malcolm, J., Menezes, I., Morais, R. & Virtanen, V. 2015. The curriculum question in doctoral education. Frontline Learning Research, 3(3), 23-38.
  • Morais, R. 2010. Scientific method. In Mills, A., Durepos, G. & Wiebe, E. (Eds.), Encyclopedia of Case Study Research. 2: 840-842, Thousand Oaks, California: Sage Publications.