Course | Universidade NOVA de Lisboa

Course

Esta disciplina foi criada com o objetivo de dar aos alunos da NOVA as ferramentas básicas para criação de uma startup. Esta disciplina não tem qualquer custo, sendo oferecido pela NOS.

Quer se tratem de alunos que já são empreendedores ou que ainda tenham apenas vontade e ideias, esta disciplina oferece a oportunidade de aprender os passos certos a seguir. Para além disso, é multidisciplinar dado que inclui alunos de todas as unidades orgânicas da Universidade com o objetivo de criar equipas multifacetadas.

É também uma oportunidade de desenvolver novas formas de pensamento, trabalho e convivência.

As inscrições funcionam de forma simples: basta que os alunos efetuem um registo e o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo responde com brevidade.

Esta disciplina foi concebida com o objetivo de estimular o espírito empreendedor dos melhores alunos da NOVA. O objetivo é fornecer ferramentas básicas que permitam a conceção e concretização de uma ideia de negócio. Para isso, abrange conceitos básicos de empreendedorismo e gestão empresarial através de uma abordagem prática. 

Para além da presença nas aulas, os participantes devem trbalhar em conjunto no desenvolvimento de um plano de negócios a ser apresentado no Nova Idea Competition.Os estudantes, selecionados de todas das unidades orgânicas da Universidade, podem ser Portugueses ou estrangeiros, sendo requisito as equipas de trabalho serem constituídas por alunos com o maior número possível de backgrounds diferentes. 

No final os alunos recebem um diploma de participação pela realização da disciplina.

Objetivos da Disciplina

A disciplina foi pensada para atrair os estudantes com a maior capacidade empreendedora de todos os departamentos da NOVA, não sendo exigidos conhecimentos académicos prévios na área de gestão. Tendo como objetivo o desenvolvimento de aptidões e conhecimento num pequeno número de participantes excecionalmente qualificados, tem uma grande ênfase no desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes, especialmente aqueles interessados na área das iniciativas empresariais e sociais.

O perfil diversificado dos estudantes – atravessando todas as unidades e departamentos da universidade – deverá contribuir para uma experiência multicultural, pelo que a disciplina é também promovida entre alunos estrangeiros do programa Erasmus+. O ambiente multicultural é ainda incentivado pelo corpo docente de vários departamentos da NOVA. A disciplina termina com uma sessão sobre empreendedorismo social que dá uma perspetiva diferente sobre o mundo empresarial.

A realização de um plano de negócios por cada equipa é também prova da abordagem prática que a disciplina procura implementar.

Creditação da Disciplina:

  • Os particpantes deverão consultar o site da faculdade que frequentam.

Leitura recomendada:

Hisrich, Robert   Peters, Michael and Dean, Shepherd   Entrepreneurship, McGraw-Hill, 2010. 

Objetivos de Aprendizagem

  • O que são empresas e como se formam
  • Evolução da estrutura organizacional de uma empresa à medida que evolui de inicitaiva empresarial a estrutura organizada
  • Análise de oprtunidades de empreendedorismo
  • Análise de mercados e empresas/ produtos de concorrência
  • Estratégia de Marketing: segmentação, posicionamento e público alvo
  • Gestão de processos de inovação tecnológica
  • Proteção e monetarização de propriedade intelectual
  • Organização e gestão de equipas empreendedoras
  • Gestão produtiva
  • Preparação de um plano de negócio
  • Financiamento de novas iniciativas
  • A perspetiva social do empreendedorismo

Método de ensiono e aprendizagem

A disciplina é lecionada exclusivamente em inglês três horas por semana. 

Os estudantes são organizados em grupos, sendo cada um composto por pelo menos três alunos de diferentes unidades orgânicas da NOVA. Os grupos trabalham em estudos de caso e devem desenvolver um plano de negócios. Cada grupo terá um orientador do plano de negócios (a confirmar). 

Método de Avaliação

A nota final de cada estudante resulta dos seguintes componentes:

  • Plano de Negócios (50%) (evolução desde o sumário executivo até plano de negócios (40%) + apresentação final (10%)
  • EntrepSim: jogo de simulação de uma startup (50%)

As aulas

  • Introdução ao Processo Empreededor 
  • Mapa de Modelo de Negócios (Business Model Canvas)
  • Design thinking
  • Experiência do usuário e tecnologia (UX design)
  • Da ideia ao negócio
  • Planeamento comercial
  • Sumário executivo
  • O Mercado
  • Marketing em Redes Sociais
  • A tecnologia, o produto e o serviço 
  • Questões de propriedade intelectual 
  • Gestão de Equipas 
  • Operações Comerciais 
  • Financiar Iniciativas 
  • Detalhes sobre o uso de financiamento 
  • Termsheets
  • Empreendedorismo Social 
  • Como realizar uma apresentação
  • Prática da apresentação final
  • Apresentação final

Processo de Candidatura

  1. Preencher o formulário de pré-registo até 31 de janeiro;
  2. Se tudo estiver em conformidade na unidade orgânica do estudante, este será chamado para uma entrevista;
  3. Presença obrigatória: (brevemente)
  4. Início das aulas: (brevemente)