1st edition - 2007/2008 - Life Sciences - awarded a project of researchers from ITQB and FCT

1.ª edição do Prémio Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa

O Prémio de Mérito Científico Santander Totta - Universidade NOVA de Lisboa, nesta 1.ª edição atribuído na área das Ciências da Vida, distinguiu os investigadores doutorados Paula Marques Alves,  do Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Rui Oliveira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, com o projeto “Novas metodologias para integração de sistemas biológicos e bioengenharia: aplicação à produção de fármacos de nova geração”.

Esta é a primeira edição do Prémio que surge no âmbito do convénio de colaboração celebrado há cerca de dois anos entre o Santander Totta e a NOVA, visando distinguir projetos de investigação liderados por jovens Investigadores doutorados e fomentar colaborações dentro da NOVA. O galardão tem o valor de 25.000 euros.

O Projeto vencedor visa a otimização da produção de biofármacos de nova geração, como partículas semelhantes a vírus para vacinação ou anticorpos utilizados no tratamento de alguns tipos de cancro. As duas equipas envolvidas vão cooperar no desenvolvimento de processos que permitam aumentar a eficácia da produção daquelas moléculas sem afetar a sua catividade biológica através da integração de ferramentas de bioengenharia com conceitos emergentes de sistemas biológicos.

O Projeto integra dois grupos da NOVA com atividade de investigação complementar: a equipa liderada pela Doutora Paula Alves (ITQB) tem larga experiência na área de Tecnologia de Células Animais, em particular no desenvolvimento de processos para produção e purificação de biofármacos, como vacinas, proteínas recombinantes e vetores para terapia génica, utilizando culturas de células animais. O grupo dirigido pelo Prof. Rui Oliveira (FCT) tem experiência na área de sistemas biológicos, bioinformática e monitorização e controlo de bioprocessos. O tema do Projeto vencedor tem como âmbito a integração das duas disciplinas, biologia de sistemas e engenharia de bioprocessos, retirando vantagens da sua complementaridade.