7th edition - 2013/2014 – Social Sciences and Humanities, awarded ex-aequo to two projects of researchers from IHMT and FCSH

A 7.ª edição do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa, dedicado à área das Ciências Sociais e Humanas, foi atribuído, pela primeira vez, ex-aequo a dois projetos de investigadores júniores da NOVA:

- "How are they coping? A health economic study of the impact of the financial crisis on physicians from 2 ACES in Portugal", coordenado pelo investigador Giuliano Russo (IHMT).

Este estudo na área da economia da saúde vai explorar o impacto da crise económica nos médicos de cuidados de saúde primários, nomeadamente nos seus vencimentos, horários de trabalho, outputs e intenção de abandonar o sector público ou o país. O objetivo final do projeto é prever o impacto da crise neste mercado de trabalho e obter informação que permita desenhar estratégias para proteger o acesso da população aos cuidados de saúde.

-  "A paisagem cultural do Tejo. Um processo colaborativo de reconhecimento", coordenado pela investigadora Maria do Rosário Oliveira (FCSH).

O projeto vai aplicar o conceito de paisagem cultural à bacia hidrográfica do rio Tejo e permitir, pela primeira vez, entrelaçar o património natural em que se inclui uma biodiversidade exuberante, com o património cultural, material e imaterial. O objetivo final é contribuir para a definição e compilação de elementos essenciais à fundamentação da candidatura da Paisagem Cultural do Tejo a Património Mundial da UNESCO.