9th edition – 2015/2016 – Exact Sciences and Engineering, awarded a project of researchers from FCT and FCSH

Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/ Universidade NOVA de Lisboa 2015/2016

O Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta/ Universidade NOVA de Lisboa 2015/2016, dedicado às Ciências Exatas e Engenharia, foi atribuído à equipa dos investigadores Vicent Debut (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e Rui Silva (Faculdade de Ciências e Tecnologia) com o projeto “Singing bronze: material sciences and acoustic engineering advanced techniques toward the preservation of the Mafra carillon bells”.

Constituindo um avanço notável em Ciências dos Materiais e Acústica Musical, esta investigação irá contribuir para a preservação dos carrilhões de Mafra. Esta importante herança cultural engloba um conjunto único de 102 sinos, que se apresentam como os dois maiores carrilhões do século XVIII sobreviventes na Europa.

O projeto vencedor integra dois grupos da NOVA com atividades de investigação complementares no âmbito deste projeto: a equipa liderada pelo Doutor Vincent Debut (INET-md, FCSH) possui vasta experiência nas áreas das Vibrações e Acústica, em particular na compreensão dos fenómenos físicos que dão origens aos sons musicais. O grupo dirigido pelo Professor Rui Silva (CENIMAT/I3N, FCT) tem vasta experiência nas áreas dos materiais, especificamente em técnicas de análise elementar e macroestrutural de metais.