pixel Trabalho sobre a herança de Belmiro de Azevedo vence Grande Prémio de Jornalismo Económico 2018 | Universidade NOVA de Lisboa

Trabalho sobre a herança de Belmiro de Azevedo vence Grande Prémio de Jornalismo Económico 2018

Artigo da jornalista Cesaltina Pinto, da revista Visão, foi distinguido hoje com o Prémio de Jornalismo Económico, iniciativa da NOVA e do Banco Santander Totta.

O trabalho “Herança Indivisível de Belmiro”, da jornalista Cesaltina Pinto, da revista Visão, é o grande vencedor da 12.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, uma parceria entre o Universidade NOVA de Lisboa e o Banco Santander Totta.

O artigo, que foi capa da edição de 7 de dezembro de 2017 da revista Visão, candidatou-se na categoria de Gestão de Empresas e Negócios, relatando ao longo de várias páginas o processo de transição do império de Belmiro de Azevedo para os filhos. A jornalista irá receber um prémio no valor pecuniário de 10.000 euros.

Na categoria de Mercados Financeiros foi premiado o trabalho do jornalista Jorge Nascimento Rodrigues “Viagem por 10 anos da Grande Recessão”, publicado na edição de setembro da revista Exame, onde é feita uma retrospetiva do que foram os 10 anos de crise, com os principais acontecimentos, ano após ano. Na categoria de Sustentabilidade e Inovação Empresarial, o vencedor foi António Sarmento, com o artigo “A Inteligência Artificial já está a mudar as nossas vidas” publicado no Jornal Económico em fevereiro de 2017, e que dá conta da revolução e do impacto que a Inteligência Artificial está a ter na forma como trabalhamos, consumimos e interagimos. Cada um destes trabalhos recebe um prémio pecuniário no valor de 5.000 euros.

Os prémios foram entregues hoje pelo Dr. António Vieira Monteiro, Presidente Executivo do Banco Santander Totta, e pelo Professor João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, numa cerimónia que teve lugar no edifício do Banco Santander Totta, em Lisboa.

Esta foi a 12.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, à qual concorreram cerca de 60 artigos. Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por personalidades de reconhecido mérito ligadas ao Jornalismo, Finanças, Sustentabilidade e Gestão: Professor Francisco Caramelo (Diretor da NOVA FCSH e Presidente do júri), Professor António Granado (NOVA FCSH), Professor José Albuquerque Tavares (NOVA SBE), Professor Paulo Pinho (NOVA SBE), Helena Garrido, Sérgio Figueiredo (Media Capital) e Conceição Zagalo (Grace).

Da esquerda para direita: Dr. António Vieira Monteiro, Jorge Nascimento Rodrigues, António Sarmento, Cesaltina Pinto, Professor João Sàágua, Professor Francisco Caramelo