Documentação de apoio à atividade docente

Cadernos da NOVA

O Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes desenvolveu um conjunto de materiais, os Cadernos da NOVA, onde são abordados temas considerados pertinentes para a atividade pedagógica dos docentes.

De carácter marcadamente funcional, os Cadernos da NOVA pretendem contribuir para a criação de uma linguagem pedagógica comum na Universidade e constituir uma ferramenta de fácil e livre acesso a todos os docentes com interesse pelos diferentes temas abordados.

Exemplo de como referenciar os Cadernos:

Rosado Pinto, P., Marques, J. (2012). "Cadernos da NOVA: Avaliação das Aprendizagens". Lisboa: Universidade Nova de Lisboa.

Avaliação das Aprendizagens

Estilos de Aprendizagem

Estratégias Pedagógicas

das Aprendizagens

Estilos
de Aprendizagem

Estratégias
Pedagógicas

Feedback sobre a Aprendizagem

Feedback sobre o Ensino

Objetivos de Aprendizagem

sobre a Aprendizagem

sobre o Ensino

de Aprendizagem

Tutoria

Outros textos de apoio

O Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes tem vindo a coligir documentação pedagógica de suporte à atividade docente que poderá também consultar nesta secção:

Bain, K. (2004). What the best college teachers do. Cambridge: Harvard University Press.

Biggs. J. & Tang, C. (2007). Teaching for Quality Learning at University – What the Student Does. Maidenhead: SRHE & Open University Press.

CEDEFOP (European Centre for the Development of Vocational Training) (2010). Better competences through better teaching and leading: Findings from study visits 2008/09. Luxembourg: Publications Office of the European Union.

Comité national d'évaluation (2003). Livre des références : Les références de l'assurance de la qualité dans les établissements d'enseignement supérieur. Cné Publication.

ENQA (European Association for Quality Assurance in Higher Education) (2009).  European Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area. Helsinki: DG Education and Culture.

Fincher, R.-M.; Simpson, D.; Mennin, S.; Rosenfeld, G.; Rothman, A.; McGrew, M.; Hansen, P.; Mazmanian, P.; & Turnbull, J. (2000). Scholarship in Teaching: An Imperative for the 21st Century. Academic Medicine, vol. 75, no. 9.

Gillespie, K. J.; Robertson, D.L. (2010). A Guide to Faculty Development. San Francisco. Jossey Bass.

Hénard, F. & Roseveare, D. (2012). Fostering Quality Teaching in Higher Education:Policies and Practices. OECD Publishing.

Lachner, A.; Jarodzka, H. & Nückles, M. (2016). What makes an expert teacher? Investigating teachers’ professional vision and discourse abilities. Instructional Science, 44:197–203.

Marques, J. & Rosado-Pinto, P. (2012). Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior – A Experiência na Universidade Nova de Lisboa. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46-2, 129-149.

Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area(ESG). (2015). Brussels, Belgium.

Sharples, M., de Roock , R., Ferguson, R., Gaved, M., Herodotou, C., Koh, E., Kukulska-Hulme, A., Looi, C-K, McAndrew, P., Rienties, B., Weller, M., Wong, L. H. (2016). Innovating Pedagogy 2016: Open University Innovation Report 5. Milton Keynes: The Open University.

Sharples, M., Adams, A., Alozie, N., Ferguson, R., FitzGerald, E., Gaved, M., McAndrew, P., Means, B., Remold, J., Rienties, B., Roschelle, J., Vogt, K., Whitelock, D. & Yarnall, L. (2015). Innovating Pedagogy 2015: Open University Innovation Report 4. Milton Keynes: The Open University.

Sharples, M., Adams, A., Ferguson, R., Gaved, M., McAndrew, P., Rienties, B., Weller, M., & Whitelock, D. (2014). Innovating Pedagogy 2014: Open University Innovation Report 3. Milton Keynes: The Open University.

Sharples, M., McAndrew, P., Weller, M., Ferguson, R., FitzGerald, E., Hirst, T., and Gaved, M. (2013). Innovating Pedagogy 2013: Open University Innovation Report 2. Milton Keynes: The Open University.

Sharples, M., McAndrew, P., Weller, M., Ferguson, R., FitzGerald, E., Hirst, T., Mor, Y., Gaved, M. and Whitelock, D. (2012). Innovating Pedagogy 2012: Open University Innovation Report 1. Milton Keynes: The Open University.

Zabalza, M. A. (2009). Boloña. Unha nova folla de ruta. Revista Galega do Ensino,57; 16-25.