FAQ

1. A quem se destinam os cursos da NOVA Escola Doutoral?

Os cursos da NOVAED destinam-se a estudantes de doutoramento da NOVA e a doutorados a exercer funções na NOVA. Há cursos que se destinam apenas a estudantes, outros apenas a doutorados e cursos que se destinam a ambos.

Antes de se inscrever, deve consultar as especificações de cada curso.

2. Quem é considerado estudante de doutoramento da NOVA?

Consideram-se estudantes de doutoramento da NOVA, os estudantes inscritos numa das Unidades Orgânicas (UO) da NOVA ou num dos cursos em associação, no ano letivo em que decorre o curso; o seguro e as propinas devem estar regularizados.

3. Posso frequentar os cursos da NOVA Escola Doutoral sem o conhecimento do meu orientador?

Não. Quando se inscreve na plataforma, terá de indicar o orientador e o respetivo email institucional. Sempre que se inscreve ou desiste de um curso, ser-lhe-á dado conhecimento.

4. Ainda não tenho orientador. Posso frequentar os cursos da NOVA Escola Doutoral?

Sim. Quando se inscreve na plataforma, terá de indicar o nome do Coordenador de Curso de Doutoramento e o respetivo email institucional.

Sempre que se inscreve ou desiste de um curso, ser-lhe-á dado conhecimento.

5. Quem é considerado doutorado a exercer funções na NOVA?

Professores e investigadores a exercer funções nas Unidades Orgânicas da NOVA ou vinculados a um dos Centros de Investigação

6. O que é uma Unidade Orgânica?

Chama-se Unidade Orgânica a cada uma das Unidades de Ensino da NOVA. A NOVA tem nove Unidades Orgânicas:

  • Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)
  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)
  • Nova School of Business and Economics (NOVA SBE)
  • NOVA Medical School (NMS) | Faculdade de Ciências Médicas (FCM)
  • Faculdade de Direito (NOVA Direito)
  • Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)
  • NOVA Information Management School (NOVA IMS)
  • Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB)
  • Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)

7. O que é um curso em associação?

Programas Doutorais em associação são programas em parceria com outras instituições nacionais ou internacionais.

Os programas doutorais que envolvem várias unidades orgânicas da NOVA são denominados programas conjuntos.

8. Qual é o preço dos cursos?

Os cursos da NOVA Escola Doutoral são gratuitos para os estudantes de doutoramento da NOVA e para os doutorados a exercer funções na NOVA.

A tabela de custos dos cursos assegurados pela NOVAED pode ser consultada aqui.

9. Em que língua são lecionados os cursos?

Existem edições anunciadas em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa.

Caso não seja especificada à partida qual a língua em que será lecionado o curso, o curso será oferecido em inglês, sempre que esteja presente um estudante que não perceba e/ou não fale português. Se todos os participantes dominarem a língua portuguesa, será o português a ser utilizado.

Caso não domine a Língua Inglesa, deve indicar esse facto na plataforma de inscrição para que o(a) possamos integrar numa edição em Língua Portuguesa.

No Curso de Literacia da Informação, o Seminário final – face ao seu carácter agregador dos conteúdos ministrados e à sua própria dinâmica – realiza-se sempre em língua inglesa por motivos pedagógicos;

Todos os apoios visuais e a documentação de todos os cursos são sempre facultados em inglês.

10. Qual é o limite de cursos da NOVA Escola Doutoral que um estudante ou doutorado a exercer funções na NOVA pode frequentar?

O estudante de doutoramento da NOVA ou o doutorado a exercer funções na NOVA pode frequentar todos os cursos oferecidos pela NOVAED, sabendo que existem cursos oferecidos apenas a estudantes, outros apenas a doutorados e outros a ambos.

11. Posso frequentar o mesmo curso mais do que uma vez?

Não.

12. Como me inscrevo nos cursos?

As inscrições nos cursos são feitas online através da inscrição na plataforma. Existe um link na página de cada um dos cursos. Pode também aceder selecionando “Escola Doutoral -> Inscrições”.

13. Como sei se a minha inscrição foi aceite?

Após a submissão, receberá um email automático a confirmar que o formulário foi enviado com sucesso. Este email indica apenas que a sua inscrição foi recebida, não assegurando que tem vaga no curso.

A confirmação da inscrição é validada posteriormente por email, tendo de confirmar que mantém interesse em frequentar o curso para assegurar a vaga.

O estado da sua inscrição é também atualizado na plataforma de inscrições.

14. O que significa ficar em lista de espera?

Ficar em lista de espera significa que, quando se inscreveu, o número de inscrições já excedia à lotação máxima permitida para a edição.

Caso existam desistências ou os estudantes selecionados não confirmem a intenção de participar até à data indicada, serão chamados, por ordem de inscrição, os estudantes em lista de espera.

15. Até quando posso cancelar a minha participação no curso?

Os cancelamentos devem ser comunicados até uma semana antes do início dos cursos.

No caso do curso de Desenvolvimento de Competências Académicas, deverá avisar com um mínimo de 10 dias de antecedência, pois implica a reserva de alojamento, alimentação e transporte.

Embora os cursos sejam gratuitos para os estudantes, têm custos para a NOVAED.

16. O que devo fazer se precisar de cancelar a minha participação num curso?

Caso ainda não tenha sido selecionado, pode cancelar diretamente na plataforma de inscrições.

Se já tiver sido selecionado, deve enviar um email para nova.doctoral.school@unl.pt com a maior antecedência possível.

(Em caso de Cancelamento tardio ou não comparência, consulte a pergunta 18)

17. O que é uma não comparência?

Considera-se uma não comparência, a situação na qual o estudante confirmou a sua presença, mas não compareceu para a frequência do curso nem informou da sua ausência.

18. Que repercussões podem ter o cancelamento tardio ou não comparência?

Uma vez que as vagas são limitadas e existem listas de espera, sempre que um estudante cancela na própria semana ou não comparece, pode estar a inutilizar uma vaga.

Assim, em caso de cancelamento tardio e sem justificação plausível ou de não comparência, o sistema deixa de lhe dar prioridade, de modo a dar oportunidade aos estudantes que nunca se inscreveram nesse curso ou que ficaram em lista de espera.

19. São permitidas ausências durante o período de formação?

Os cursos da NOVA Escola Doutoral são intensivos e de curta duração (2 ou 3 dias). Faltar uma manhã ou uma tarde representa sempre perder uma percentagem significativa do curso.

Por este motivo, a frequência dos cursos implica a disponibilidade e participação em todos os dias em que estes decorrem, não sendo validadas ausências durante o período da formação.

20. Que utilização é dada aos meus dados pessoais?

Os nomes, Departamentos / Unidades Orgânicas / Programas Doutorais / Centros de Investigação (…) são disponibilizados para registo interno da NOVA Escola Doutoral e para análise estatística sobre a frequência dos cursos.

Nalguns cursos, é solicitado pelos participantes a partilha dos contactos de email com todos os colegas que frequentaram a mesma edição. Nestes casos, se o estudante não quiser integrar essa lista, deve manifestar-se.

21. Que utilização é dada às fotografias tiradas nos cursos?

Durante o curso poderão ser tiradas fotografias às atividades e sessões para uso no site, nas redes sociais institucionais e em materiais de divulgação da NOVA.

Quando se inscreve em cada uma das edições, terá de responder à pergunta “Permite ser fotografado durante esta ação?”. Caso não aceite a divulgação das suas fotografias para os fins acima descritos, deverá responder “não”.

22. Os cursos da NOVA Escola Doutoral estão cobertos por algum tipo de Seguro?

Todos os estudantes de doutoramento que se inscrevam nos cursos da NOVAED beneficiam do seguro da Faculdade/Instituto/Escola da NOVA a que pertencem, desde que tenham a situação regularizada na sua Unidade Orgânica. É imprescindível ter o seguro e as propinas regularizados para frequentar os cursos.

A NOVAED não assume responsabilidade por qualquer perda ou dano, independentemente das causas.

23. Os cursos da NOVA Escola Doutoral permitem a atribuição de ECTS?

O número de ECTS está indicado na descrição de cada um dos cursos online e foram calculados tendo em conta as horas totais de trabalho.

Compete às Unidades Orgânicas da NOVA optarem por creditar os ECTS realizados no âmbito dos cursos da NOVAED dentro do Ciclo de Estudos que cada estudante frequenta. Caso a opção seja pela não creditação, os ECTS serão incluídos em suplemento ao diploma. 

Para mais informações o estudante deve contactar a unidade orgânica onde se encontra inscrito.

Todos os participantes recebem um certificado de frequência do curso.

24. Quando são enviadas as avaliações?

No final de cada semestre, a NOVA Escola Doutoral (NOVAED) envia o resumo das avaliações dos cursos da NOVA Escola Doutoral realizados no semestre para todos os estudantes e para as Divisões Académicas das Unidades Orgânicas, a fim de se proceder à creditação dos ECTS.

25. Posso obter os materiais de apoio do curso?

A disponibilização dos materiais de apoio e o formato em que são partilhados são definidos pelos Coordenadores de cada curso.

26. A NOVA Escola Doutoral tem algum curso com ensino a distância?

De momento, a Escola não dispõe de cursos em regime de e-learning.