INSCRIÇÕES PROGRAMA
video

Grupo Tordesillas

O Grupo Tordesillas é uma rede académica de universidades Portugal, Brasil e Espanha, que tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades de três países no campo da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional. Este é um elemento chave para o papel que as instituições académicas vão desempenhar num mundo marcado por uma rápida mudança social, científica e tecnológica.

O Grupo Tordesillas foi criado em junho de 2000 , durante a Primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil .

Atualmente envolve 55 universidades, das quais 29 são brasileiras, 8 portuguesas e 18 espanholas.

OBJETIVOS

- Estabelecer laços académicos, culturais e socioeconómicos entre as universidades parceiras.
- Promover atividades de cooperação multilateral em educação, ciência, tecnologia e inovação, incentivando a criação de redes de pesquisa que estimulem a mobilidade dos investigadores e levem à realização de novos projetos.
- Promover a cooperação em matéria de educação, capacitando redes de ensino em que a mobilidade de estudantes, professores e pessoal administrativo é incentivada, assim como o intercâmbio de currículos e modelos educativos de trabalho.
- Tomar medidas para superar os entraves à cooperação na educação, através do reconhecimento dos cursos oferecidos nas universidades e criar outros novos, oferecidos multilateralmente, direcionados para as novas profissões emergentes na sociedade.
- Promover a comunicação estável entre as universidades membros da Associação através do desenvolvimento de suportes tecnológicos - Reforçar o papel que as universidades podem levar a cabo nas sociedades e empresas dos diferentes países, promovendo uma relação fluída e dinâmica com o mundo empresarial.
-Incentivar a interação entre as universidades e empresas no sentido de criar novos postos de trabalho e melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento social da comunidade.

Inscrição

Inscrições até 30 de setembro

Membros do Grupo Tordesillas

Agradecemos que efetue o download da ficha de inscrição e envie a mesma para: gtordesillas.secretaria@uva.es e tordesilhas@unl.pt

Download da ficha de inscrição

Participantes externos ao Grupo Tordesillas

A participação tem um custo de 200€. Este valor inclui acesso a todos os painéis de discussão e programa social. O prazo de inscrição foi prorrogado até 6 de outubro.

Ficha de inscrição online

19 de outubro de 2014

Domingo
19h00 Receção aos participantes (Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa)

PROGRAMA

20 de outubro de 2014

Segunda-feira
09h30 Entrega de documentação
10h00-10h30 Cerimónia de abertura
10h30-10h45 Coffee Break
10h45-11h45 1º Painel – "Formas e formatos de aprendizagem digital de base académica em Espanha, Brasil e Portugal"
  Moderação – Carlos Delgado Kloos, (Vice-Reitor da Universidade Carlos III de Madrid, Espanha); Luiz Pedro San Gil Jutuca, (Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, Brasil); Carla Oliveira, (Vice-Reitora da Universidade Aberta, UAb, Portugal)
10h45 1ª intervenção - Carlos Correia (Pró-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, UNL, Portugal);
11h00 2ª intervenção - Arlindo Oliveira (IST) e Hélder Coelho (FC), Universidade de Lisboa, Portugal
11h15 3ª intervenção - Juan Juliá Igual, Ex-Reitor da Universidade Politécnica de Valencia, Espanha
11h30 4ª intervenção – Antonio Vallecillo Moreno, Diretor do Centro Internacional de Pós-Graduação e Escola Doutoral da Universidade de Málaga, Espanha;
11h45 5ª intervenção – Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Brasil
12h00-12h45 Debate
13h00 Almoço
14h30-15h30 2º Painel –"Os MOOCs e a aprendizagem digital" Moderador: Vasco Trigo – Jornalista
14h30 1ª intervenção – Paloma Barba Contera, Diretora de Operações da Telefónica Learning Services – área temática: plataforma MOOC, modus operandi;
14h50 2ª intervenção – Pedro Aranzadi, Diretor Geral do Portal Universia.- área temática: custos económicos e financeiros de cursos em formato MOOC
15h10 3ª intervenção – António Moreira Teixeira, Presidente da EDEN (European Distance and E-Learning Network), Co-autor do curso “MOOC – Alterações climáticas”
15h30 4ª intervenção – Jucimara Roesler, Universidade Tiradentes/UNIT, Brasil
15h50-16h30 Debate
16h30-17h00 Coffee Break e foto de família
17h00-17h30 Intervenção Carmen Matilla, Sócio Fundador CINEDU: "CINEDU, uma iniciativa de colaboração sobre os desafios atuais da Universidade"
17h30-18h30 Situação dos Colégios Doutorais
20h30 Jantar no Palácio Ventura Terra. (Transfere às 20h00 desde o Hotel Sana Malhoa)

21 de outubro de 2014

Terça-feira
09h30-11h45 3ºPainel – “As aprendizagens digitais: presente e futuro”
  Moderador: José Esteves Pereira (Universidade NOVA de Lisboa, UNL, Portugal)
  Intervenção de Michael Gaebel (European University Association, EUA, Belgium): "MOOCs: aprendizagem, inovação e linguagem"
  Conclusões: Carlos Correia (Pró-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, UNL, Portugal): “Perspetivas futuras da aprendizagem digital nas universidades do Grupo Tordesillas”
11h45-12h00 Coffee Break
12h00-13h00 Assembleia Geral do Grupo Tordesillas
13h00 Almoço (livre)
15h00 Programa Social (Visita a Sintra e Cascais - partida do Hotel Sana Malhoa)

Alojamento

Os participantes no XV Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas podem reservar alojamento no hotel Sana Malhoa com tarifa especial. A reserva deverá ser efetuada diretamente junto do hotel (http://www.malhoa.sanahotels.com) indicando o código promocional NOVA-TORDESILHAS2014.

Orientações para reserva