
1. Mobilidade Internacional
A internacionalização tem sido uma aposta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que se tem vindo a afirmar como uma instituição que acolhe cada vez mais estudantes e professores de universidades internacionalmente reconhecidas, desenvolvendo diversas parcerias.
1.1. Programa ERASMUS
1.1.1. Estudantes Enviados
1.1.1.1. Procedimentos e Prazos de Candidaturas
O estudante pode candidatar-se às Universidades em concurso, de acordo com o Regulamento, durante o prazo de candidatura que decorre entre 01 de Março a 31 de Março.
O estudante interessado deverá formalizar a sua candidatura junto do Responsável ERASMUS do Departamento, mencionando por ordem de preferência, os países e as Universidades a que concorrem. Devem, também, entregar os seguintes elementos:
a. Ficha de Candidatura - disponível online. Deve conter obrigatoriamente a indicação do nome, morada, telefone, telemóvel e E-mail;
b. Histórico das Disciplinas no qual conste a média, bem como o número de disciplinas efectuadas com as respectivas classificações e o número de ECTS obtidos.
Se solicitado pelo Responsável Erasmus do Departamento, o estudante pode, ainda, entregar os documentos seguintes:
a. Plano de Estudos que pretende desenvolver na Universidade de destino. Este plano diz unicamente respeito à Universidade indicada como primeira preferência, na Ficha de Inscrição.
b. Carta de Intenções deverá ter no máximo vinte (20) linhas, expondo os motivos que levam o estudante a candidatar-se ao Programa ERASMUS e ao Departamento e Universidade escolhidos. Em particular, deve ser indicado o modo como o plano de estudos se articula com as disciplinas já realizadas na FCSH/UNL.
1.1.2. Estudantes Recebidos
Para que a mobilidade seja possível, é necessário que a instituição de origem, através dos Gabinetes de Relações Internacionais/Oficinas de Intercâmbio nos faça chegar toda a documentação devidamente preenchida, assinada e carimbada. A informação e formulários de candidatura encontram-se disponíveis para consulta no nosso site em:
http://www.fcsh.unl.pt/dci/socrates.htm
Aconselha-se a leitura do "Welcome Guide" antes do envio da candidatura disponivel em: http://www.fcsh.unl.pt/dci/Welcome_Guide.pdf.
1.1.2.1. Prazo Limite de Envio da Ficha de Candidatura ( Application Form) e do Boletim de Registo Académico (Transcript of Records)
1.º semestre ou ano inteiro até 30 de Junho
2.º semestre até 30 de Novembro
1.1.2.2. Procedimentos à chegada
Após a chegada à Faculdade o estudante, deverá dirigir-se ao Núcleo de Intercâmbio Internacional - NII (7.º Piso do Edifício B) para tratar de:
- Registo de Chegada (preenchimento de formulário) o aluno tem de ter um documento de confirmação da Universidade de Origem para o identificar ou cópia da Ficha de Candidatura (Application Form) devidamente assinada;
- Boletim de Registo Académico elaborado na Universidade de origem, com todas as disciplinas feitas antes da mobilidade;
- Contrato de Estudos;
- duas fotos originais;
- fotocópia do B.I. ou Passaporte.
O estudante deverá ainda procurar o seu professor responsável, no departamento respectivo, no acto da chegada para:
- Confirmar o seu plano de estudos na Faculdade;
- Obter declaração de estadia na Faculdade, assinada pelo seu professor responsável.