Universidade NOVAUnidades Orgânicas
Todos os cursosA informação disponibilizada no Guia Informativo é da responsabilidade das respectivas Unidades Orgânicas. |
Engenharia InformáticaCicloPrimeiro ciclo
PercursosGrauLicenciado
CoordenadorLuís Manuel Marques da Costa Caires
CoordenadorLuís Manuel Marques da Costa Caires
Objectivos educativosA Licenciatura em Engenharia Informática da FCT, iniciada em 1975, é o mais antigo curso universitário em Portugal a dedicar-se inteiramente à Ciência e Engenharia dos computadores, e é desde sempre acreditada pela Ordem dos Engenheiros.
No ano lectivo de 2006/07 iniciou-se uma nova fase na vida do ensino em Engª Informática na FCT com a adopção do “modelo de Bolonha”, assentando agora num formato com um curso de 1º ciclo de 3 anos que fornece uma sólida formação de base, de banda larga, em Engenharia Informática, seguido de um curso de 2º ciclo (Mestrado) de 2 anos, que fornece especializações e estudos avançados. A Licenciatura cobre os tópicos considerados nucleares na área científica da Informática definidos com base na experiência de ensino do Departamento de Informática e das recomendações expressas no ACM/IEEE Computing Curricula. Respondendo aos desafios de “Bolonha” a licenciatura tem um desenho flexível combinando mobilidade e empregabilidade. O aluno, além da sólida formação base, pode optar por uma formação conducente a um 2º ciclo avançado em Informática no espaço Europeu ou por outra que lhe dê uma mais rápida inserção no mercado de trabalho. Mais informações.... Os licenciados têm tido muito êxito no mercado de emprego, sendo dos mais procurados nos anúncios que aparecem na imprensa solicitando Engenheiros Informáticos. Encontram-se ex-alunos da Licenciatura em organizações de todos os sectores económicos: bancos, companhias de seguros, empresas industriais, empresas de serviços, operadores de telecomunicações, firmas de consultoria, administração pública, fornecedores de equipamento informático, software houses, instituições de ensino, desenvolvimento e investigação, etc. Condições de acessoO Acesso à Licenciatura de Engenharia Informática faz-se através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Condições de Acesso Elenco das Provas de Ingresso:16 Matemática ou 02 Biologia e Geologia (B) 16 Matemática ou 02 Biologia e Geologia (G) 16 Matemática ou 07 Física e Química (F) 16 Matemática ou 07 Física e Química (Q) 16 Matemática Classificação mínima na(s) prova(s) de ingresso: 95 Classificação mínima na candidatura: 120 Fórmula de ingresso: 60% da classificação final do Secundário 40% da classificação final na(s) prova(s) de ingresso Acesso a outros cursosDá acesso ao 2.o ciclo.
Regras de avaliação Prevêem-se os seguintes modos de avaliação:
|

