2007/2008

Guia Informativo actual: 2011/2012 Arquivo Guia Informativo do próximo ano: 2012/2013

Universidade NOVA

Unidades Orgânicas

Todos os cursos

A informação disponibilizada no Guia Informativo é da responsabilidade das respectivas Unidades Orgânicas.

Engenharia Civil

Licenciatura (Curso não integrado no processo de Bolonha)

Percursos

Grau

Licenciado

Coordenador

Fernando Manuel Anjos Henriques

Coordenador

Fernando Manuel Anjos Henriques

Objectivos educativos

A Licenciatura em Engenharia Civil da FCT pretende formar quadros técnicos habilitados a exercer com competência a profissão de Engenheiro Civil, a qual em geral se ocupa do projecto, execução, fiscalização, coordenação e controlo de obras como edifícios, instalações industriais, pontes, viadutos, estradas, caminhos de ferro, aeroportos, aproveitamentos hidráulicos e infra-estruturas.

A Licenciatura de Engenharia Civil da FCT dirige-se essencialmente às áreas de Estruturas, Construção e Geotecnia, procurando oferecer um ensino que alie uma formação sólida de base a uma abordagem rigorosa e actualizada das matérias de especialidade, de modo a fornecer aos alunos as ferramentas que lhes permitirão inserir-se com sucesso no mercado de trabalho.

A Licenciatura em Engenharia Civil possibilita várias saídas profissionais para um mercado de trabalho ainda em fase de expansão, permitindo o desempenho de funções em profissão liberal, em gabinetes de projecto, em firmas de construção e nos serviços da Administração Central e Local em áreas tão diversas como o projecto de estruturas, a concepção e execução de obras de edifícios, de geotecnia e fundações, de hidráulica e de vias de comunicação, sem esquecer as preocupações emergentes com a recuperação do património edificado e o reforço estrutural de pontes e viadutos, que constituem em termos europeus um dos principais mercados da indústria da construção.

Condições de acesso

O Acesso à Licenciatura de Engenharia Civil faz-se através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Condições de Acesso

Elenco das Provas de Ingresso:
16 Matemática
      ou
02 Biologia e Geologia (B)
16 Matemática
      ou
02 Biologia e Geologia (G)
16 Matemática
      ou
07 Física e Química (F)
16 Matemática

Classificação mínima na(s) prova(s) de ingresso:
95

Classificação mínima na candidatura:
95

Fórmula de ingresso:
60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) de ingresso

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 5 anos - Regime "Pré-Bolonha"
Créditos totais: 300 ECTS
Áreas científicas obrigatórias 

Área Créditos (ECTS)
Actividades Extra Curriculares 3
Arquitectura 5
Ciências de Engenharia 55.5
Ciências Humanas e Sociais 5
Engenharia Civil 161.5
Física 6.5
Informática 5.5
Matemática 31
Áreas Optativas 21.5
Química 5.5

Acesso a outros cursos

Dá acesso ao 2.o ciclo.

Regras de avaliação

Prevêem-se os seguintes modos de avaliação:
  1. Avaliação apenas com exame ou trabalho final.
  2. Avaliação distribuída sem exame ou trabalho final. Nas disciplinas com este modo de avaliação, haverá ao longo do período lectivo, por exemplo, trabalhos laboratoriais, mini-testes, testes, trabalhos individuais ou de grupo, seminários, aos quais será atribuída classificação com a qual se construirá a classificação final.
  3. Avaliação distribuída com obrigatoriedade de exame ou trabalho final. Nas disciplinas com este modo de avaliação, haverá uma componente de avaliação semelhante à da alínea anterior e uma componente de avaliação com exame final.
  4. Avaliação distribuída com possibilidade de dispensa de exame ou trabalho final.
Recomenda-se que nos primeiros seis semestres, para um curso de 5 anos, ou quatro para um curso de 3 anos, existam os modos de avaliação descritos em 2. e 4. em pelo menos 3 de cada 5 disciplinas do plano curricular da licenciatura. Nos restantes semestres, recomenda-se que aqueles modos de avaliação se apliquem a pelo menos 2 de cada 5 disciplinas do plano curricular do curso.
 
spinner