Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Economia

Endereço

Campus de Campolide
1099-032 Lisboa
www.fe.unl.pt
Tel. : +351 21 380 16 00 | Fax : +351 21 387 11 05
E-mail : infonova@fe.unl.pt

Coordenador ECTS

Luís Miguel Rainho Catela Nunes

Descrição

Um legado para o futuro

A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa desenvolveu-se, desde a sua fundação, em 1978, como um projecto inovador em Portugal, seguindo o modelo das universidades norte-americanas, e afirma-se actualmente como líder nacional no ensino e na investigação, nos domínios da Gestão e da Economia.

Alfredo de Sousa

O grande impulsionador da criação da Faculdade de Economia foi o Professor Alfredo de Sousa, Reitor da Universidade Nova de Lisboa no período que se seguiu à Revolução do 25 de Abril, em 1974. O Professor Alfredo de Sousa presidiu à Comissão Instaladora da Escola, conjuntamente com importantes economistas portugueses, como o Professor Aníbal Cavaco Silva, o Professor Manuel Pinto Barbosa, o Professor José António Girão e o Professor Abel Mateus.

Como Director da Faculdade, congregou à sua volta um conjunto significativo de recém-doutorados em Economia, nos EUA e na Europa, criando assim "massa crítica" suficiente para desencadear um processo de profunda renovação do ensino da Economia e da Gestão em Portugal. Alfredo de Sousa foi ainda o grande impulsionador do Programa de Doutoramento e Mestrado em Economia, e do MBA, pioneiros em Portugal.

Um Papel determinante na Economia Portuguesa ...

A Faculdade de Economia tem, desde a sua criação, uma forte ligação à sociedade portuguesa. Através dos seus vários programas, tem formado muitos líderes, que se destacaram em grandes empresas, no Governo e em instituições públicas, tanto nacionais como da União Europeia. A Escola contribui ainda para a formação de quadros empresariais, através de programas de ensino para executivos do Nova Forum, Instituto de Formação de Executivos da Faculdade de Economia. Este Instituto oferece programas específicos, adaptados às diferentes necessidades empresariais, bem como cursos de cariz mais abrangente.

A Faculdade desenvolve ainda estudos económicos e consultoria, através do GANEC - Gabinete de Análise Económica , e do CEGE - Centro de Estudos de Gestão Empresarial.

Um ambiente de ensino num espaço histórico...

Os edifícios em que funciona a Escola são históricos e, apesar de não terem nascido com a Faculdade, estão em harmonia com a sua identidade e cultura.

Os dez primeiros anos de vida da Faculdade de Economia foram passados no palacete do Campo Grande, 185, local já com forte tradição no ensino. No final de 1987, a Faculdade mudou-se para uma das sete colinas da cidade de Lisboa, no remodelado Colégio de Campolide, onde funcionam a Licenciatura em Economia, a Licenciatura em Gestão, e o Programa de Doutoramento e Mestrado em Economia.

Pertence também à Faculdade o notável palácio construído pelo Arquitecto Ventura Terra, de quem conserva o nome, onde funciona o MBA, e o Nova Forum. O Palácio Ventura Terra é uma referência arquitectónica de Lisboa e está integrado num extenso e bonito parque, que constitui um oásis verde de tranquilidade no coração da cidade.

Marcas do ensino na NOVA

O sucesso da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa advém de características que a tornam única no panorama nacional: a internacionalização, o rigor, o acompanhamento aos estudantes, e a flexibilidade curricular.

Num contexto de globalização crescente da economia, a Faculdade sempre apostou na internacionalização:

  • O corpo docente inclui professores de nove nacionalidades diferentes, fruto do recrutamento do mais elevado potencial em Economia e Gestão no mercado internacional;
  • Mais de 50% das cadeiras optativas das licenciaturas, bem como a totalidade do Programa de Doutoramento e Mestrado em Economia e do MBA, são leccionados em Inglês;
  • Como resultado duma participação activa no programa de intercâmbio Sócrates/ Erasmus, 40% dos alunos dos últimos anos das licenciaturas são provenientes de outros países.

 

A Faculdade é rigorosa nas condições de acesso, porque entende que esta é uma condição necessária para garantir aos alunos uma formação sólida, e está atenta ao acompanhamento individual dos estudantes. A flexibilidade constitui uma marca distintiva do ensino da NOVA. O plano curricular das licenciaturas baseia-se num sistema de créditos, que foi pioneiro em Portugal, tendo um número reduzido de disciplinas obrigatórias, e uma ampla variedade de disciplinas optativas.

Missão e Visão da Faculdade

Missão

The School of Economics & Management provides a world-class level of higher education and research.

We aim to:
Produce graduates and postgraduates equipped for the global marketplace. Our high-quality and innovative courses are geared to providing the knowledge and skills required, and are regularly reviewed to reflect best practice. Our teaching is rigorous, and benefits from the stimulus of a wide range of electives, international recruitment and exchange programs. Our intellectual environment will attract and stimulate the best faculty and students.

Serve the wider community and advance knowledge. We influence economic policy and improve business practice, through the provision of executive education, and consultancy services. We conduct pure and applied research, which is scholarly, relevant, and rated internationally.

Profit from our strengths. As a combined School of Economics and Management, we benefit from the synergy between the two disciplines. Our cutting-edge research underpins the excellence of our teaching. Through embracing international perspectives and harnessing local experience, we create unique environment for education and research.

Bring prestige to Portugal, our students, faculty, alumni and staff through international recognition. We pursue international accreditation to enhance our standing, attract faculty, students and stakeholders, validate our standards, promote change and stimulate our quest for continuous improvement.

Visão:

“Our vision is to be among the best in Europe.”