Courses Catalogue

We welcome you to explore NOVA’s academic offerings.
Our catalogue provides a description of the courses offered at NOVA as well as useful information about our Schools.

more info Courses Catalogue

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Música Ibérica e Latino-Americana

Code

711021030

Academic unit

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Department

Ciências Musicais

Credits

6.0

Weekly hours

4

Teaching language

Português

Objectives

a) Adquirir uma visão crítica do papel da música na vida e na cultura das várias sociedades e ao longo dos diferentes períodos abordados;
b) Adquirir familiarizado com os recursos bibliográficos para o conhecimento da História da Música Ibérica e Latino-Americana.
c) Conhecer as principais correntes, tendências, personalidades, instituições, e obras musicais tratadas.

Prerequisites

Não aplicável

Subject matter

1. Práticas e géneros musicais na Península Ibérica da Idade Média ao Renascimento.
2. A descoberta do Novo Mundo e o papel da música na colonização. Géneros e vida musical no século XVII.
3. A italianização do século XVIII e as suas consequências em ambos os lados do Oceano Atlântico: música religiosa e géneros teatrais.
4. O século XIX: a projecção europeia da música espanhola e a situação periférica de Portugal. A independência das colónias sul americanas e o desenvolvimento da sua vida musical. A reinvenção da “zarzuela” e a sua internacionalização.
5. Nacionalismo, cosmopolitismo e exotismo nos séculos XIX e XX. A América Latina como local de emigração e exílio para músicos ibéricos no século XX. Da chegada das vanguardas até ao presente.

Bibliography

SADIE, Standley (ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians, Londres, Macmillan, 2001 (selecção de artigos).
CASARES, Emílio (coord.), Diccionario de la música española e hispanoamericana, 10 vols. [Madrid], Sociedad General de Autores de España, 1999-2002 (selecção de artigos).
BRITO, Manuel Carlos de e CYMBRON, Luísa, História da Música Portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 2/1994.
NERY, Rui Vieira e CASTRO, Paulo Ferreira de, História da Música, Sínteses da Cultura Portuguesa, Lisboa, Comissariado para a Europália 91-Portugal/Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991.
KIEFER, Bruno, História da Música Brasileira dos primórdios ao início do século XX, Porto Alegre, Editora Movimento, 3/1982.

Teaching method

60% de aulas teóricas e 40% de práticas. As aulas práticas consistem na leitura crítica e discussão de textos e obras musicais, bem como na apresentação de trabalhos monográficos realizados pelos alunos.

Evaluation method

Um pequeno ensaio (máximo de 10 pp.), de formato a combinar, e um teste escrito.

Courses