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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Música Ibérica e Latino-Americana

Código

711021030

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6.0

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir uma visão crítica do papel da música na vida e na cultura das várias sociedades e ao longo dos diferentes períodos abordados;
b) Adquirir familiarizado com os recursos bibliográficos para o conhecimento da História da Música Ibérica e Latino-Americana.
c) Conhecer as principais correntes, tendências, personalidades, instituições, e obras musicais tratadas.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Práticas e géneros musicais na Península Ibérica da Idade Média ao Renascimento.
2. A descoberta do Novo Mundo e o papel da música na colonização. Géneros e vida musical no século XVII.
3. A italianização do século XVIII e as suas consequências em ambos os lados do Oceano Atlântico: música religiosa e géneros teatrais.
4. O século XIX: a projecção europeia da música espanhola e a situação periférica de Portugal. A independência das colónias sul americanas e o desenvolvimento da sua vida musical. A reinvenção da “zarzuela” e a sua internacionalização.
5. Nacionalismo, cosmopolitismo e exotismo nos séculos XIX e XX. A América Latina como local de emigração e exílio para músicos ibéricos no século XX. Da chegada das vanguardas até ao presente.

Bibliografia

SADIE, Standley (ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians, Londres, Macmillan, 2001 (selecção de artigos).
CASARES, Emílio (coord.), Diccionario de la música española e hispanoamericana, 10 vols. [Madrid], Sociedad General de Autores de España, 1999-2002 (selecção de artigos).
BRITO, Manuel Carlos de e CYMBRON, Luísa, História da Música Portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 2/1994.
NERY, Rui Vieira e CASTRO, Paulo Ferreira de, História da Música, Sínteses da Cultura Portuguesa, Lisboa, Comissariado para a Europália 91-Portugal/Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991.
KIEFER, Bruno, História da Música Brasileira dos primórdios ao início do século XX, Porto Alegre, Editora Movimento, 3/1982.

Método de ensino

60% de aulas teóricas e 40% de práticas. As aulas práticas consistem na leitura crítica e discussão de textos e obras musicais, bem como na apresentação de trabalhos monográficos realizados pelos alunos.

Método de avaliação

Um pequeno ensaio (máximo de 10 pp.), de formato a combinar, e um teste escrito.

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