Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Escola Nacional de Saúde Pública

    Serviços de apoio

    Serviços Académicos
    Asseguram o relacionamento da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) com os candidatos a alunos e actuais e antigos discentes (candidaturas, matrículas, inscrições e frequência de cursos; certidões, diplomas e declarações; arquivo académico e pedagógico; organização do apoio ao funcionamento lectivo, etc.).
    e-mail: 
    academicos@ensp.unl.pt

    Gabinete de Apoio à Investigação e Inovação (GAIDI)
    Tem por função desenvolver todas as tarefas de apoio ao desenvolvimento das actividades de investigação, nomeadamente no que respeita às relações com entidades e programas de financiamento.
    e-mail: 
    GAIDI@ensp.unl.pt

    Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
    Compete-lhe a promoção e a difusão da vida e das actividades ENSP ou com ela relacionados, sendo responsável pela organização e disponibilização da informação interna (intranet) e externa (internet).
    e-mail: 
    gcimagem@ensp.unl.pt

    Gabinete Jurídico (GJ)
    Para além da assessoria aos órgãos da ENSP, o GJ tem por função apoiar os docentes e discentes no tratamento e divulgação da informação jurídica nacional e internacional com interesse para os âmbitos de actividades da ENSP e o apoio técnico ao desenvolvimento de estudos, projectos e trabalhos.
    e-mail: 
    alex.campos@ensp.unl.pt

    Centro de Documentação e Informação (CDI)
    Tem por função gerir as tarefas relacionadas com a recolha, tratamento, acesso e divulgação da documentação e informação científica e técnica, nas áreas de investigação e inovação científica da ENSP e ainda implementar e operacionalizar a política e actividade editorial da Escola.
    e-mail: 
    CDI@ensp.unl.pt

    Gabinete de Informática (GI)
    Tem a função de gerir os meios e recursos relativos à informática e tecnologias de informação nos mais diversos domínios necessários, designadamente no que respeita à sua manutenção e à necessária formação específica dos seus utilizadores.
    e-mail: 
    informatica@ensp.unl.pt


     

    Biblioteca

    A Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) dispõe de duas salas de leitura com capacidade para 15 utilizadores em regime de livre acesso, destinando-se ao seu corpo docente e discente, assim como aos ex-alunos da ENSP e ao público em geral, de acordo com o regulamento do CDI – Centro de Documentação e Informação. O fundo documental da Biblioteca é, essencialmente, constituído por cerca de 15.000 monografias (nas quais se inclui a literatura cinzenta), encontrando-se registada em catálogo, por cerca de 200 títulos de publicações periódicas de carácter científico e técnico, em versão impressa. Os utilizadores podem, igualmente, ter acesso a obras ou artigos de publicações periódicas não existentes no fundo documental da Biblioteca, recorrendo à colaboração interbibliotecas, que abrange instituições congéneres no país e no estrangeiro, assim como a centros fornecedores de documentos nacionais e internacionais. A Biblioteca dispõe das bases de dados em texto integral Proquest Health e Emerald, e, como instituição académica e de investigação, dispõe do acesso à B-On, podendo os seus utilizadores aceder a um elevado número de publicações científicas, mesmo fora do campus. Os utilizadores beneficiam, ainda, de um serviço de fotocópias, quer de artigos de publicações periódicas, quer de capítulos de monografias, em regime de self-service (através da utilização de cartões que podem ser adquiridos nos Serviços Financeiros e recarregados nos Serviços Administrativos) ou por solicitação directa no balcão de atendimento da Biblioteca, através do preenchimento de impresso para o efeito. Todas as suas IGNOREes de informação electrónica existentes na Biblioteca podem ser consultadas nos computadores do Núcleo de Informática, pelos alunos, docentes e investigadores da ENSP para trabalhos e pesquisa; todo o edifício tem acesso wireless à Internet e é possível aceder remotamente a toda a documentação em suporte digital.

    Horário de funcionamento:
    Das 9:00 às 19:00 horas, de 2.ª a 6.ª feira

    E-mail: docinfo@ensp.unl.pt

    Outro equipamento

    Meios Informáticos
    Além de se encontrar equipada com o sistema wireless, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) disponibiliza aos discentes um núcleo de informática, com cerca de 30 postos de trabalho, acesso à Web, capacidade de impressão de textos.
    Horário de funcionamento:
    De 2.ª a 6.ª feira das 9:00 às 22:00 horas
    Aos sábados das 9:00 às 20:00
    A todos os discentes é atribuído um endereço electrónico e respectiva caixa de correio bem como password de acesso aos vários sistemas de trabalho utilizados na ENSP.

    Plataforma de e-learning
    A ENSP utiliza, para as necessidades de ensino e investigação, a plataforma de e-learning da Universidade Nova de Lisboa.

    Laboratório de Técnicas de Análise e Gestão
    O Laboratório de Técnicas de Análise e Gestão da ENSP (LABTEC), em fase de implementação,  constitui um repositório organizado de técnicas de natureza qualitativa e quantitativa, relevante para o ensino/aprendizagem e para os projectos de investigação, desenvolvimento e inovação.

    Laboratório de Saúde Ocupacional
    O Laboratório de Saúde Ocupacional é um espaço de desenvolvimento de projectos de investigação e de acção externa na comunidade a promover pela ENSP, para além de possuir algumas técnicas de avaliação clínica em vigilância de saúde, no contexto da Medicina do Trabalho utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho.

    Estágios

    Alguns dos cursos ministrados na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) contemplam, no seu plano de estudos, a realização de estágios.
    Nestes casos, os estágios são realizados em instituições (públicas ou privadas) seleccionadas pela ENSP e com as quais se acordou previamente as condições para a sua concretização.

    Bolsas

    Bolsa de Doutoramento Prof. Arnaldo Sampaio

    A ENSP em colaboração com a PFIZER Portugal, proporciona uma bolsa anual para alunos de doutoramento.

    Cursos de línguas

    A Escola Nacional de Saúde Pública não contempla na sua oferta cursos de línguas.
    Poderá obter informações sobre este assunto consultando a secção Cursos de Línguas deste Guia.

     

    Serviços de alimentação

    A Escola dispõe de um mini-bar, com capacidade para cerca de 25 pessoas, onde são servidas, além dos produtos de pastelaria, todo o tipo de refeições ligeiras.
    Horário de funcionamento:
    de 2.ª a 6.ª feira - das 8:30 às 18:30 horas
    aos sábados (quando há actividades lectivas)
    Os alunos poderão ainda recorrer aos serviços de alimentação da NOVA.

    Instalações com resposta a necessidades especiais

    A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) encontra-se dotada de estruturas que permitem a acessibilidade às suas salas de aulas e espaços comuns a pessoas com necessidades especiais, concretamente portadoras de deficiências físico-motoras.

    • lugares de estacionamento reservados a estes utentes
    • rampa exterior de acesso ao edifício,
    • elevador,
    • instalações sanitárias adequadas (no 1.º, 2.º e 3.º pisos),
    • portas das salas de aula, auditórios e outros centros de actividade dotadas de dimensões regulamentares para movimentação de cadeira de rodas.

    Para mais informações, consulte também a secção Alojamento deste guia.

    Associações de estudantes

    Encontra-se neste momento em fase de constituição a Associação de Antigos Alunos da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa(AAAENSP/UNL).