Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Universidade Nova de Lisboa

Programas de intercâmbio internacional

Programa Erasmus

A Nova participa no Programa Erasmus desde a sua criação em 1987. Tem relações com perto de 270 universidades espalhadas por 23 países europeus. Segundo dados fornecidos pela Comissão Europeia relativos a 2006/2007, a Nova ficou classificada em 57.º lugar no ranking de universidades europeias que enviaram e receberam maior número de estudantes Erasmus, num total de cerca de 4 000 instituições. Consequentemente, alunos e professores provêm de culturas e nacionalidades diversas, construindo um ambiente universitário inovador, cosmopolita e aberto ao futuro.

A Universidade participa igualmente no Programa Erasmus Mundus. Este é um programa de cooperação e mobilidade da União Europeia distinto do tão conhecido Programa Erasmus. Tem por objectivo principal dar maior visibilidade e atractividade ao ensino superior europeu nos países terceiros, pelo que apoia a criação de mestrados de elevada qualidade, que são leccionados por consórcios constituídos por Instituições de Ensino Superior de diferentes países da UE.

A Universidade Nova de Lisboa tem actualmente em funcionamento três cursos apoiados por este Programa: «Computational Logic», «Crossways in European Humanities» e «Geospatial Technologies».

Para mais informações sobre os Programas Erasmus, contacte:

Gabinete de Bolonha-Erasmus
Tel.: +351 213 845 203
Fax: +351 213 715 621
E-mail: bolonha@unl.pt
http://www.unl.pt/erasmus

Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades

No âmbito do Convénio celebrado entre as Universidades Portuguesas, Brasileiras e o Banco Santander Totta, foi estabelecido um Programa de Bolsas de Intercâmbio ao abrigo do qual os alunos do 1º e do 2º ciclo da Universidade Nova de Lisboa beneficiam de bolsas de mobilidade para o Brasil, financiadas pelo Banco Santander Totta.

Para mais informações sobre este e outros Programas de Internacionalização, contacte:

Gabinete de Relações Internacionais
Tel.: +351 213 715 642
Fax: +351 213 775 645
E-mail: grinternacionais@unl.pt

Informações práticas para os estudantes em mobilidade

Os estudantes estrangeiros devem fazer-se acompanhar pelos seguintes elementos:

  • Identificação (passaporte ou bilhete de identidade);
  • Carta de apresentação da Universidade de origem ou algum documento confirmativo de atribuição de bolsa, provando assim o seu estatuto de estudante em mobilidade;
  • Cartão Europeu de Saúde, para estudantes da União Europeia (UE), do Espaço Económico Europeu (EEE) e Suíça;
  • Os estudantes que não se enquadram no ponto anterior, devem verificar se existe acordo entre os sistemas de Segurança Social dos países de origem e destino. Caso esta situação não se verifique, os estudantes deverão subscrever um seguro de saúde;
  • Fotografias recentes (tipo passaporte).

Os estudantes estrangeiros devem matricular-se o mais cedo possível. Para tal, devem contactar o Coordenador do Departamento e o Gabinete de Relações Internacionais da respectiva Unidade Orgânica, caso sejam estudantes Erasmus, ou o Gabinete de Relações Internacionais, para os restantes programas de intercâmbio internacional. Só depois disso se poderão matricular.

Após este registo, receberão um cartão de estudante que confere regalias iguais a qualquer outro estudante português: acesso a refeitórios, bibliotecas, centros de documentação, redução de preço em livros e bilhetes de concertos.

No Guia do Estudante Erasmus poderá obter mais informações úteis relativas aos estudantes em mobilidade sobre os cuidados a ter antes de partir e na chegada a Lisboa, bem como informações sobre a história de Portugal e da cidade de Lisboa, atracções turísticas, lazer, bibliotecas, religião, moeda, telecomunicações, clima, custo de vida, despesas, embaixadas e algumas palavras e frases de uso quotidiano.

Acesso ao Serviço Nacional de Saúde

Como referido anteriormente, os estudantes dos países da UE, do EEE e da Suíça estão abrangidos pelo Cartão Europeu de Saúde, que lhes permite beneficiar do sistema português de saúde como qualquer cidadão nacional. Para tal, antes de virem para Portugal, devem solicitar a emissão do documento. Os restantes estudantes em mobilidade devem certificar-se, igualmente antes da sua partida, de que têm um seguro de saúde.

Seguro Escolar

Todos os estudantes da Nova, portugueses ou em mobilidade, beneficiam de um seguro escolar, pago no acto da inscrição. Para mais informações sobre o seguro escolar, contacte os Serviços Académicos de cada Unidade Orgânica.

Relativamente aos Estudantes Erasmus, este seguro é garantido no acto de inscrição no Gabinete de Relações Internacionais da Faculdade de acolhimento. É importante mencionar que, em caso de acidente, o estudante deverá contactar imediatamente aquele Gabinete, de forma proceder-se à participação do ocorrido à seguradora.