Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço

Avenida de Berna, n.º 26-C
1069-061 Lisboa
www.fcsh.unl.pt
Tel. : (+351) 21 790 83 00 | Fax : (+351) 21 790 83 08
E-mail : director@fcsh.unl.pt

Coordenador ECTS

José Afonso Teixeira | joafteix@fcsh.unl.pt

Descrição

Situada no centro de Lisboa e criada em 1977, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas é uma unidade interdisciplinar com uma filosofia de ensino caracterizada pela diversidade de saberes, pela criatividade e pela liberdade de pensamento.
A partir do ano lectivo de 2006/2007, os cursos de licenciatura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas foram adaptados ao Processo de Bolonha. Actualmente a FCSH oferece 14 licenciaturas, 37 Mestrados e 19 Doutoramentos, todos organizados segundo o modelo de Bolonha, potenciando, deste modo, as vertentes de internacionalização e de mobilidade dos nossos estudantes. A FCSH recebe mais de 300 estudantes estrangeiros por ano e envia mais de 200 alunos para universidades estrangeiras.
As actividades de ensino e de investigação desenvolvidas na Faculdade garantem uma formação científica sólida nas diferentes áreas das Ciências Sociais e Humanas. A flexibilidade é um traço distintivo na estruturação do percurso académico dos nossos estudantes, tanto nos cursos de licenciatura como nos de pós-graduação. O desenvolvimento de competências nestas áreas permite a autonomia de aprendizagem ao longo da vida.
Anualmente a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas apresenta um número elevado de dissertações de mestrado e de doutoramento, reforçando e consolidando as vertentes de ensino/investigação.
As unidades de investigação que acolhe constituem uma referência de qualidade nacional e internacional. Actualmente integra 16 unidades de investigação avaliadas positivamente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e financiadas pelo Programa Plurianual, além de outras unidades dedicadas à investigação aplicada, à transferência de conhecimento e à cooperação e difusão cultural. Das 16 unidades financiadas, 13 foram classificadas com Excelente ou Muito Bom, agregando mais de 300 investigadores doutorados integrados. Os múltiplos projectos de investigação avaliados, as actividades de transferência de conhecimento, a investigação aplicada e a presença em redes e consórcios de colaboração científica internacional colocam a FCSH numa posição cimeira, não só no âmbito da Universidade Nova de Lisboa, mas também no domínio das Ciências Sociais e Humanas em Portugal.