Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Endereço

Quinta da Torre
2829-516 Caparica
www.fct.unl.pt
Tel. : +351 212948300 | Fax : +351 212954461
E-mail : director@fct.unl.pt

Coordenador ECTS

Jorge Manuel Pinto Lampreia Pereira

Descrição

A FCT criada em 1977, situa-se no Monte de Caparica, num Campus universitário com uma área de 30 ha, com capacidade de expansão até 60 ha.

FCT é hoje uma das escolas portuguesas mais prestigiadas do ensino de engenharia e de ciências.  sendo frequentada por cerca de 6000 alunos de licenciatura, 220 de Mestrado e 320 de Doutoramento.

Para poder privilegiar um ensino de cariz claramente universitário, opção fundamental que adoptou desde a sua criação, a FCT procurou consolidar uma ampla actividade de investigação, centrada nas suas áreas de ensino, a qual actualmente se consubstancia em 18 centros de investigação reconhecidos pela Fundação de Ciência e Tecnologia (10 classificados com “excelente”/”muito bom” e 8 como “bom”).

A qualidade do ensino ministrado na FCT tem-lhe proporcionado uma crescente afirmação junto das entidades empregadoras, o que se vem traduzindo pela plena inserção no mercado de trabalho dos seus licenciados e pós-graduados, circunstância que decorre também da acreditação dos seus cursos de engenharia pela Ordem dos Engenheiros.

Com uma acentuada cultura de relacionamento com o exterior, a FCT mantém ligações estreitas com diversas universidades portuguesas e estrangeiras, quer relativas ao intercâmbio de docentes e estudantes, quer no âmbito de inúmeros projectos de investigação, nacionais e europeus.

A sua produção científica, materializada pela publicação de um elevado número de artigos em revistas internacionais de grande exigência de qualidade, conferem-lhe amplo reconhecimento no actual contexto universitário nacional e internacional.

Adicionalmente, através dos seus sectores departamentais, a FCT presta serviços a entidades do Estado, autarquias e empresas, no âmbito de protocolos de colaboração para o desenvolvimento de estudos em áreas do conhecimento nas quais dispõe de competências específicas.

A FCT, dispondo de 500 docentes e investigadores (320 doutorados) e 220 funcionários não docentes, estrutura-se em 14 sectores departamentais (um dependente da Reitoria) e 14 serviços de apoio.

O campus universitário em que a FCT se insere (campus de Caparica) dispõe de modernas infra-estruturas pedagógicas e de investigação, instaladas em vinte edifícios, sendo o mais recente o da nova Biblioteca Central, que se destaca pela sua qualidade arquitectónica e funcionalidade. Inclui ainda outras infra-estruturas, nomeadamente: residência de estudantes, campos desportivos, creche, posto de enfermagem, livraria, agência bancária, agência de viagens, loja de conveniência, cantina e diversos restaurantes e snack bars.

Os estudantes dispõem assim de todas as condições para uma aprendizagem eficaz, sendo notória uma cultura de cordialidade na relação docente-aluno, em total oposição à impessoalidade que se verifica noutras grandes escolas.

O acesso ao campus é servido por uma rede de transportes variada, que inclui serviços combinados (autocarro, comboio, barco) e, muito brevemente, pelo Metro de superfície, cuja estação terminal (“Universidade”) se situará junto a uma das entradas da FCT.