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Faculdade de Ciências e Tecnologia

Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Código

8495

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

7.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos, Maria Helena Coutinho Gomes Almeida Santos

Horas semanais

4

Total de horas

126

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina tem como objectivo geral proporcionar aos alunos uma abordagem dos vários tipos de tecnologias disponíveis, cuja utilização na sala de aula possa favorecer o ensino e a aprendizagem da matemática. Pretende-se assim:

identificar os novos objectivos educacionais que se tornam relevantes com o aparecimento das novas tecnologias,

discutir as condições de sucesso para a integração das novas tecnologias na actividade da sala de aula,

explorar em pormenor o funcionamento de cada uma das tecnologias apresentadas,

identificar as potencialidades e limitações de cada uma delas,

desenvolver materiais para a sala de aula, tendo por base a utilização das tecnologias.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

O programa da disciplina é composto pelos seguintes temas:

Calculadoras gráficas – funções

Calculadoras gráficas – estatística

Modellus

Sensores

Internet

Cabri-géomètre

Geometer’s Sketchpad

Calculadoras gráficas TI-92

Derive

Excel

Bibliografia

Domingos, A. (1994). Materiais para a aula de matemática. Funções e modelação. Lisboa: Projecto Pólya, Secção Ciências da Educação da FCT/UNL.

Junqueira, M. (1994). Materiais para a aula de matemática. Geometria. Lisboa: Projecto Pólya, Secção Ciências da Educação da FCT/UNL.

Ponte, J. P., Canavarro, A. P. (1997). Matemática e Novas Tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta.

Veloso, E. (Ed.). (1998). Geometria. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Método de ensino

Os alunos serão organizados em grupos (2 alunos). Cada grupo será responsável pelo enquadramento teórico de um tema, gerindo a discussão do mesmo com os restantes alunos.

Cada grupo será responsável pela apresentação/exploração de uma tecnologia. Deverá ainda elaborar/seleccionar um conjunto de tarefas para a sala de aula cuja exploração possa ser fortemente beneficiada pelo recurso à tecnologia.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

a participação dos alunos no trabalho da aula,

a apresentação/exploração do uso de uma tecnologia (em grupo),

a elaboração/selecção de um conjunto de tarefas, a ser explorado com base numa tecnologia (em grupo),

 a realização de um trabalho individual incidindo sobre uma das tecnologias abordadas.

Os trabalhadores estudantes, e os restantes alunos em casos excepcionais e devidamente justificados, poderão optar por substituir a participação no trabalho da aula por um exame final.

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