2009/2010

Present Courses Catalogue: 2011/2012 Archive

Universidade NOVA

Academic Units

All courses

The Academic Units are responsible for the information available in the courses catalogue.

Matemática

Cycle

First cycle

Degree

Licenciado

Coordinator

Júlia Maria Nunes Loureiro Vaz de Carvalho

Coordinator

Júlia Maria Nunes Loureiro Vaz de Carvalho

Opening date

14 de Setembro de 2009.

Vacancies

25 vagas.

Fees

996.85 €

Schedule

Diurno.

Education objectives

A Licenciatura em Matemática foi criada em 1983 com dois ramos, Formação Educacional e Científico-Tecnológico. Em 1988 esta situação alterou-se com a criação de dois ramos distintos na área científico-tecnológica, os ramos de Matemática Aplicada em Ciências Actuariais e Matemática Aplicada em Investigação Operacional. O ramo de Matemática Aplicada em Ciências Estatísticas surgiu em 1989. Em 2002 houve nova reorganização curricular, ficando a funcionar dois ramos: Matemática Aplicada (4 anos) e Formação Educacional (5 anos). Em 2006, com o objectivo de adequar ao Processo de Bolonha a anterior Licenciatura, foi aprovada a Licenciatura em Matemática (1.º ciclo - 3 anos).

A Matemática é uma ciência que serve de base a todas as áreas científico-tecnológicas e ainda às Ciências Económicas e Sociais.

O principal objectivo da licenciatura que agora se apresenta é fornecer uma sólida formação básica em Matemática, equilibrada nas suas diferentes vertentes, cobrindo as áreas de conhecimento essenciais ao desenvolvimento, nos ciclos posteriores (2.º e 3.º ciclos) de formação avançada. Pretende-se que essa formação proporcione a base necessária à prossecução de estudos na área da Matemática Educacional ou na área da Matemática Aplicada.

Como exemplo de áreas em Matemática Aplicada, a desenvolver nos ciclos posteriores, de acordo com as competências específicas do corpo docente do Departamento de Matemática da FCT referimos: Actuariado; Álgebra e Lógica; Análise Numérica e Equações Diferenciais; Investigação Operacional e Optimização; Probabilidades e Estatística.

A Estatística é a arte de extrair informação. Tem aplicações, entre outras, a estudos de mercado, delineamento e interpretação de experiências e Matemática Financeira. A Investigação Operacional visa a criação de modelos que permitam o estudo de sistemas complexos e a optimização da utilização de recursos. As Ciências Actuariais têm como objectivo o estudo do risco (risco de vida, risco de acidentes, risco na Bolsa). As Equações Diferenciais e o seu tratamento Numérico são a base da Física e da Engenharia modernas; estão ainda presentes em muitos processos biológicos e económicos.

A Álgebra e a Lógica como áreas fundamentais da Matemática são também grandes responsáveis pelo desenvolvimento da informática e das recentes técnicas computacionais.

A Matemática Educacional tem como objectivo a formação de professores para o Ensino Básico e Secundário.

Vale a pena espreitar.......

Degree pre-requisites

Duração: 3 anos
Créditos totais: 180 ECTS
Áreas científicas obrigatórias 

Área Créditos (ECTS)
Física 4
Informática 11
Matemática 165

Access to other courses

Dá acesso ao 2.o ciclo.

Evaluation rules

Prevêem-se os seguintes modos de avaliação:
  1. Avaliação apenas com exame ou trabalho final.
  2. Avaliação distribuída sem exame ou trabalho final. Nas disciplinas com este modo de avaliação, haverá ao longo do período lectivo, por exemplo, trabalhos laboratoriais, mini-testes, testes, trabalhos individuais ou de grupo, seminários, aos quais será atribuída classificação com a qual se construirá a classificação final.
  3. Avaliação distribuída com obrigatoriedade de exame ou trabalho final. Nas disciplinas com este modo de avaliação, haverá uma componente de avaliação semelhante à da alínea anterior e uma componente de avaliação com exame final.
  4. Avaliação distribuída com possibilidade de dispensa de exame ou trabalho final.
Recomenda-se que nos primeiros quatro semestres existam os modos de avaliação descritos em 2. e 4. em pelo menos 3 de cada 5 disciplinas do plano curricular da licenciatura. Nos restantes semestres, recomenda-se que aqueles modos de avaliação se apliquem a pelo menos 2 de cada 5 disciplinas do plano curricular do curso.

Structure

1.º Semestre
Code Name ECTS
3095 Análise Matemática I A 8.0
7798 Álgebra Linear I 8.0
7800 Introdução à Lógica e Matemática Elementar 8.0
3622 Introdução à Programação 6.0
Options
1690 Inglês I 3.0

2.º Semestre
Code Name ECTS
3094 Análise Matemática II A 8.0
7801 Álgebra Linear II 8.0
7802 Geometria 7.0
7803 Probabilidades e Estatística I 7.0

3.º Semestre
Code Name ECTS
7804 Análise Matemática III A 8.0
7807 Análise Numérica I 7.0
7805 Álgebra I 7.0
7806 Probabilidades e Estatística II 7.0

4.º Semestre
Code Name ECTS
7808 Análise Matemática IV A 7.0
7811 Análise Numérica II 7.0
7809 Álgebra II 7.0
7810 Introdução à Física 4.0
3107 Introdução à Investigação Operacional 6.0

5.º Semestre
Code Name ECTS
7813 Análise Complexa 6.0
7814 Equações Diferenciais 6.0
3111 Introdução às Bases de Dados 5.0
7816 Medida, Integração e Probabilidades 6.0
7815 Optimização Linear 6.0

6.º Semestre
Code Name ECTS
3121 Estatística Aplicada 6.0
7818 Mecânica Analítica 6.0
7820 Modelação de Sistemas 6.0
3120 Processos Estocásticos 6.0
7819 Topologia e Introdução à Análise Funcional 7.0

 
spinner