Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciências da Informação e da Documentação

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Percursos

Coordenador ECTS

João Paulo Oliveira e Costa

Coordenador científico

Luís Espinha da Silveira e Bernardo Vasconcelos e Sousa

Data de abertura

27 de Setembro de 2010

Número de vagas

35 vagas

Propinas

Valor total: 2000 € Consulte as nossas condições de pagamento: http://www.fcsh.unl.pt/09-10/condicoes

Horários

Horário de atendimento do Coordenador ECTS: 2ª feira e 3ª feira (10.00h - 12.00h)

Objectivos educativos

1) Compreender o lugar dos sistemas de informação e documentação no contexto político, legislativo, social, económico, tecnológico e cultural da Sociedade da Informação e contribuir para o reconhecimento social das Ciências da Informação e da Documentação;
2) Disponibilizar e garantir os recursos de informação e documentação através do fornecimento de produtos e serviços adaptados às necessidades dos utilizadores, usando, sempre que possível, tecnologias de informação e comunicação adequadas e inovadoras.
3) Contribuir para o desenvolvimento teórico das Ciências da Informação e da Documentação;
4) Ser capaz de se manter permanentemente actualizado no domínio científico das Ciências da Informação e da Documentação e das suas aplicações.

Condições de acesso

1) Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do Decreto-Lei n.º 74 de 24 de Março de 2006. 2) Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Licenciatura; b) Classificação de licenciatura; c) Currículo académico e científico; d) Currículo profissional; e) Eventual entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não lectiva)
Modalidades de componente não lectiva: Dissertação ou Estágio com Relatório
Número de créditos em regime de opção livre: 4 créditos (o aluno pode realizar 2 unidades curriculares opcionais oferecidas pelo curso)

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da dissertação ou do estágio com relatório. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.

Estrutura