Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Escola Nacional de Saúde Pública

Endereço

Avenida Padre Cruz
1600-560 Lisboa
www.ensp.unl.pt
Tel. : +351 217512100 | Fax : +351 217582754
E-mail : ensp@ensp.unl.pt

Coordenador ECTS

João Prista e Silva

Descrição

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa, é uma instituição vocacionada para estudos pós-graduados e investigação nas áreas da saúde pública, da medicina comunitária e do trabalho e da política e gestão em saúde.

Criada em 1966, a ENSP é pioneira no ensino da saúde pública em Portugal e na Europa, tendo as suas raízes no Instituto Central de Higiene fundado em Lisboa em 1902. A Escola foi integrada na NOVA em 1994.

Dotada de um corpo docente reconhecido, a ENSP investe hoje na promoção e inovação em saúde, quer no campo do ensino, quer no campo da investigação e cooperação, através de uma ampla rede de parcerias nacionais e internacionais, o que lhe permite percorrer com firmeza os caminhos que traçou como sua própria missão:

• Promover um processo de ensino/aprendizagem em Saúde Pública centrado no aluno e numa visão integrada, dinâmica e prospectiva do sistema de saúde e das ciências da Saúde Pública;

• Dedicar-se à descoberta científica, à produção do conhecimento e à inovação das práticas da Saúde Pública;

• Articular a investigação e o ensino com a acção e a inovação em Saúde Pública, de forma a constituir-se como influência efectiva da sociedade do conhecimento emergente.

Os docentes da ENSP integram-se em áreas disciplinares muito diversas, tais como Epidemiologia e Estatística, Saúde Ambiental e Ocupacional, Promoção da Saúde, Políticas de Saúde, Gestão de Organizações de Saúde, Economia da Saúde, Sociologia da Saúde e Direito da Saúde.

A ENSP recebe anualmente cerca de 150 novos alunos para cursos com duração superior a um ano, nomeadamente de doutoramento, mestrado e especialização. Adicionalmente, várias dezenas de outros alunos frequentam cursos de curta duração. As dissertações de mestrado e de doutoramento e outros trabalhos finais de curso, são frequentemente publicadas em revistas e outros meios de disseminação. Os alunos da ENSP têm formação de base muito diversa, nomeadamente medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, tecnologias da saúde, economia, gestão, direito, psicologia e outras.

A Escola presta relevantes serviços à comunidade, nomeadamente a instituições públicas e privadas que procuram os seus docentes e investigadores para apoiar a resolução de problemas concretos da saúde dos portugueses. Vários dos seus professores e diplomados ocupam lugares de destaque no sistema de saúde.

A ENSP criou o CIESP (Centro de Investigação e Estudos em Saúde Pública), estrutura que visa a promoção e a coordenação da investigação científica em Saúde Pública e domínios afins.

Para além de convénios e protocolos estabelecidos com diversas instituições nacionais e internacionais para o desenvolvimento de estudos e projectos na área da Saúde Pública, a ENSP é membro titular de várias associações de grande relevo na área da Saúde.

Dotada de instalações próprias, situadas na zona do Lumiar, e de meios que permitem aos seus alunos adequadas condições de desenvolvimento dos seus estudos e da sua aprendizagem, a Escola Nacional de Saúde Pública dispõe de acesso fácil, quer em viatura própria, quer em transporte público, incluindo autocarro e metro.