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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Práticas e Representações do Corpo

Código

722001037

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10.0

Professor responsável

Fernando Cascais, Maria Augusta Babo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimentos sobre o estudo do corpo na perspectiva histórica e cultural, na base de experiências múltiplas e diversas, tendo em vista, desde logo, compreender as práticas e representações nas sociedades contemporâneas;
b) Adquirir capacidade de reflexão sobre o mundo da vida quotidiana, enquanto unidade de análise privilegiada na interpretação das situações que compreendem a interacção recíproca e os esforços de legitimação do corpo;
c) Adquirir capacidade de considerar, nesta linha, os mecanismos de construção dos géneros, através do corpo, em momentos significativos da vida humana, do nascimento à morte.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

O corpo. As práticas e as representações do corpo. As normas, os valores e os símbolos que condicionam a experiência do corpo, no espaço e no tempo.
As técnicas do corpo. A transformação das atitudes e comportamentos, dando-se relevo às dinâmicas da tradição e modernidade. Os defeitos e excessos do corpo.
A educação do corpo. Os mecanismos de civilização do corpo, desde o nascimento à morte. A aprendizagem familiar e a educação formal. Os ritos do corpo.

Bibliografia

CRESPO, Jorge, «As Provas do Corpo. Os Sinais da Morte nos séculos XVIII-XIX», Pró-Posições, Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas (Brasil), vol. 14, nº 2 (41) – Maio/Agosto 2003, pp. 31-39.
CRESPO, Jorge, «O Corpo, a Diferença”, Os Outros e/ou Eu», Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Capital Europeia da Cultura, 2001, pp. 111-116.
BONNER, Edward e all. (eds.), Imagining Women. Cultural Representation and Gender, Cambridge, Polity Press & Open University, 1992.
PERROT, Philippe, Le travail des apparences ou les transformations du corps féminin, XVIIIe-XIXe siècle, Paris, Seuil, 1992.
SHORTER, Edward, A History of Women’s Bodies, New York, Basic Books Inc., 1982.

Método de ensino

Exposições sobre os pontos do programa.
Apresentação e discussão pelos alunos de textos da bibliografia.
Acompanhamento tutorial da elaboração por cada estudante de um estudo sobre um tópico relevante.

Método de avaliação

Participação nas discussões realizadas no seminário (20%).
Elaboração de um estudo individual, sua apresentação e debate (30%).
Entrega do referido estudo, sob a forma escrita, e discussão final (50%).

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