Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Métodos em Ciências da Educação

Código

722141040

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Educação

Créditos

10.0

Professor responsável

Carlos Lopes, João Nogueira, Rui Santos

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir competências na interpretação e análise da produção científica em Ciências da Educação;
b) Compreender os fundamentos da investigação em Ciências da Educação;
c) Adquirir competências básicas no tratamento de dados empíricos;
d) Adquirir competências de redacção de projectos de estudo em Ciências da Educação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Fundamentos da investigação em Educação. Definição do Problema. Questões éticas; Variáveis e Hipóteses. A revisão da literatura; Metodologias Quantitativa e Quantitativa. Amostragem: os Participantes. Métodos de recolha de dados: Observação, Questionário e Entrevista. Validade e Garantia. Análise de dados: Análise de Conteúdo; Estatística Descritiva e Inferencial. Tratamento automatizado de dados: O SPSS. Redacção de projectos.

Bibliografia

Almeida, L. S. & Freire, T. (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação (4.ª ed.). Braga: Psiquilíbrios.
American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, D. C.: APA.
Cohen, L.; Manion, L.; Morrison, K. (2011). Research methods in education (7th ed.). Oxford: Taylor & Francis.
Hill, M. M. & Hill, A. (2009). Investigação por questionário (2.ª ed.). Lisboa: Sílabo.
Pereira, A., & Poupa, C. (2008). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word (4.ª Ed.). Lisboa: Sílabo.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor.
Discussão em aula.
Exercícios de preparação de provas, recolha, introdução e tratamento informatizado de dados.

Método de avaliação

Redacção de uma proposta de investigação e um teste sobre tratamento de dados. Os trabalhos são individuais.

Cursos