Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didáctica e Metodologia do Ensino da História I

Código

722170064

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10.0

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Relacionar a História-ciência e a História-disciplina;
b)Analisar os documentos oficiais (Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário, Programas de História e Metas de Aprendizagem em História) e a sua articulação com o trabalho na sala de aula;
c)Desenvolver métodos de adequação dos programas e das competências essenciais da disciplina à diversidade das escolas e dos alunos, bem como aos tempos curriculares previstos;
d)Crítica de metodologias, recursos e planificações;
e)Construção de materiais de diversa natureza.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1.Da história ao ensino da História
2.A integração da História no Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário. A organização e gestão curricular.
. Os programas de História no Terceiro Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
. A dimensão formativa da disciplina
. Diferentes acepções de currículo
. O professor enquanto decisor curricular
3.Desenvolvimento de competências essenciais em História
. Tratamento de informação / utilização de fontes
. A compreensão histórica
. A comunicação em História
. Os vectores da temporalidade, da espacialidade e da contextualização
4.As metas de aprendizagem em História
Progressão da aprendizagem – conhecimentos e métodos de trabalho
5.Metodologias do ensino da História
. Atividades e recursos adequados a diferentes conteúdos científicos
. Pedagogia diferenciada e autorregulação da aprendizagem no ensino da História. A consciência histórica e a aula-oficina
. Técnicas individuais e de grupo
. Trabalho de pesquisa e trabalho de projeto
6.Análise de materiais de diversa natureza (recursos e planificações)

Bibliografia

15. Bibliografia Recomendada (máx. 5 títulos):
BARCA, Isabel (organização), Para uma Educação Histórica de Qualidade, Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga, Universidade do Minho, 2004.
HENRIQUES, Raquel Pereira, Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2010.
NÓVOA, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
PERRENOUD, Philippe, Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, Porto, Porto Editora, 1995.
ROLDÃO, Maria do Céu, Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor, V. N. Gaia, Fundação Manuel Leão, 2010.

Método de ensino

60% de aulas teóricas e 40% de aulas práticas.
As aulas práticas consistem em:
Problematização de informação teórica, diplomas legais e materiais construídos para trabalhar com os alunos.
Preparação de tempos letivos e produção dos materiais necessários.
Resolução individual e/ou em grupo de exercícios práticos.

Método de avaliação

1-.Participação e elaboração de trabalhos em aula (10%);
2-.Trabalho individual: Construção de um roteiro de uma visita de estudo comum às disciplinas de História e Geografia (30%)
3-.Trabalho individual. O aluno opta, em alternativa:
3.1. Apresentação de uma metodologia de trabalho que se aplique a um conteúdo programático da História, incluindo os materiais que utilizaria (60%)
3.2. Construção de uma planificação para dois tempos letivos de 90m, incluindo os materiais que utilizaria (60%).

Cursos