Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Engenharia Informática (Tronco comum)

Ciclo

Primeiro ciclo

Grau

Licenciado

Percursos

Coordenador

Pedro Abílio Duarte de Medeiros

Data de abertura

Setembro

Número de vagas

150

Propinas

1037.20 Euros. O pagamento pode ser feito em 3 prestações.

Horários

Diurno

Objectivos educativos

A Licenciatura em Engenharia Informática da FCT, iniciada em 1975, é o mais antigo curso universitário em Portugal a dedicar-se inteiramente à Ciência e Engenharia dos computadores, e é desde sempre acreditada pela Ordem dos Engenheiros.

No ano lectivo de 2006/07 iniciou-se uma nova fase na vida do ensino em Engª Informática na FCT com a adopção do “modelo de Bolonha”, assentando agora num formato com um curso de 1º ciclo de 3 anos que fornece uma sólida formação de base, de banda larga, em Engenharia Informática, seguido de um curso de 2º ciclo (Mestrado) de 2 anos, que fornece especializações e estudos avançados.

A Licenciatura cobre os tópicos considerados nucleares na área científica da Informática definidos com base na experiência de ensino do Departamento de Informática e das recomendações expressas no ACM/IEEE Computing Curricula.

Respondendo aos desafios de “Bolonha” a licenciatura tem um desenho flexível combinando mobilidade e empregabilidade. O aluno, além da sólida formação base, pode optar por uma formação conducente a um 2º ciclo avançado em Informática no espaço Europeu ou por outra que lhe dê uma mais rápida inserção no mercado de trabalho. Mais informações....

 Os licenciados têm tido muito êxito no mercado de emprego, sendo dos mais procurados nos anúncios que aparecem na imprensa solicitando Engenheiros Informáticos. Encontram-se ex-alunos da Licenciatura em organizações de todos os sectores económicos: bancos, companhias de seguros, empresas industriais, empresas de serviços, operadores de telecomunicações, firmas de consultoria, administração pública, fornecedores de equipamento informático, software houses, instituições de ensino, desenvolvimento e investigação, etc.

Perante o alargamento do domínio de aplicação dos computadores e das técnicas de informática, e dados os elevados padrões de qualidade que impomos nos nossos cursos, podemos prever, com segurança, que o mercado de emprego continuará a privilegiar os licenciados em Engenharia Informática da FCT.

Na actual Licenciatura de 3 anos o aluno, para além da saída para o mercado trabalho, tem a saída para prosseguimento de estudos num 2.º ciclo na FCT ou noutra Universidade no espaço Europeu, que lhe fornecerá uma especialização avançada.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração : 3 anos
Créditos totais : 180 ECTS

Licenciatura em Engenharia Informática, Perfil de Ciências da Engenharia

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Competências Complementares CC 3  
Ciências Humanas e Sociais CHS 3  
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores EEC   6
Física F 6  
Informática I 114 12
Matemática M 30  
Qualquer área científica QAC   6(a)
TOTAL 156 24


Licenciatura em Engenharia Informática, Perfil de Informática Aplicada

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Competências Complementares CC 3  
Ciências Humanas e Sociais CHS 9  
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores EEC   6
Física F 6  
Informática I 114 6
Matemática M 30  
Qualquer área científica QAC   6(a)
TOTAL   162 18

(a) 6 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da FCT/UNL, que inclui unidades de todas as áreas científicas da FCT/UNL

Acesso a outros cursos

Acesso ao 2.o ciclo

Regras de avaliação

Prevêem-se os seguintes modos de avaliação:

  1. Avaliação apenas com exame ou trabalho final.
  2. Avaliação distribuída sem exame ou trabalho final. Nas disciplinas com este modo de avaliação, haverá ao longo do período lectivo, por exemplo, trabalhos laboratoriais, mini-testes, testes, trabalhos individuais ou de grupo, seminários, aos quais será atribuída classificação com a qual se construirá a classificação final.
  3. Avaliação distribuída com obrigatoriedade de exame ou trabalho final. Nas disciplinas com este modo de avaliação, haverá uma componente de avaliação semelhante à da alínea anterior e uma componente de avaliação com exame final.
  4. Avaliação dist

    Estrutura