
Processamento e Reciclagem de Polímeros
Código
10200
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências dos Materiais
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Teresa Varanda Cidade
Horas semanais
5
Total de horas
75
Língua de ensino
Português
Objectivos
O principal objectivo da unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos sobre os diferentes métodos de processamento e de reciclagem de polímeros, respectivos equipamentos e procedimentos. No final da disciplina o aluno deverá ser capaz de escolher o método mais adequado para o fabrico de um dado objecto, e de escolher o procedimento mais adequado a cada caso. Deve ainda ser capaz de escolher o método mais apropriado para valorização de um dado resíduo sólido polimérico e de implementá-lo.
Pré-requisitos
Não existem precedências obrigatórias. No entanto, aconselha-se que os alunos tenham frequência das disciplinas Química de Polímeros e Física de Polímeros.
Conteúdo
Introdução: Processos contínuos e descontínuos; exemplos de técnicas e objectos finais fabricados por estes dois tipos de processos.
Extrusão (de placas, folhas e filmes, fibras e monofilamentos, extrusão-insuflação; extrusão-revestimento de cabos eléctricos e extrusão-granulação), moldação por injecção, moldação por injecção-sopro, calandragem e termoformação: etapas de processo, equipamentos e procedimentos; materiais e aplicações. Processamento de compósitos incluindo laminados.
Caso particular do processamento de termoendurecíveis: moldação por compressão, transfer e injecção: equipamento, procedimento. Breve referência a outras tecnologias: moldação por injecção e reacção (RIM), moldação por rotação, vazados termoplásticos, revestimentos, etc.
Valorização dos resíduos poliméricos. Ciclo de vida de um material polimérico; valorização, material, orgânica e térmica de resíduos sólidos.
Reciclagem mecânica: redução, classificação/separação, lavagem descontaminação, secagem, métodos automáticos de descontaminação intensiva, selecção/separação, transformação/aditivação.
Bibliografia
“Recycling and Recovery of Plastics” J. Brandrup (Ed.), Hanser Publishers, 1995.
“Polymer, The Environment and Sustainable Development”, A. Azapagia, A. Emsley, I. Hamerton, John Wiley & Sons, 2003.
“Plastics Engineering”, R.J. Crawford, Pergamon Press, 1987.
Matiéres Plástiques II”, Jean Bost, Technique & Documentation, 1986.
“Tecnologia de Transformação de Plásticos – Texto de Apoio”, M. T. Cidade, FCT/UNL, 1995.
Método de ensino
Parte I - processamento
Relativamente aos conteúdos teóricos, a exposição da matéria será feita por recursoà projecção de transparências. Estas serão disponibilizadas aos alunos, na página da disciplina. Esta página conterá todos os elementos relativos à disciplina: objectivos, conteúdos programáticos, calendarização dos diferentes tipos de aulas, métodos de avaliação, enunciados de problemas, guiões dos trabalhos práticos, métodos e resultados de avaliação, bibliografia aconselhada e sumários, para além das já referidas transparências.
Relativamente a problemas, os alunos serão convidados a os resolver previamente, servindo as aulas para correcção e esclarecimentos de dúvidas. No final das aulas de problemas, todos os alunos, independentemente de terem feito, ou não, a resolução prévia dos exercícios propostos, ficarão com a resolução, a qual será feita no quadro, sempre que possível pelos próprios alunos.
Relativamente a conteúdos práticos, será feita uma aula de laboratório, extrusão de fita plástica e haverá uma visita de estudo, na qual os alunos contactarão com diferentes tecnologias, tais como: moldação por injeção, calandragem e termoformação
Parte II- Reciclagem
Os conteúdos teóricos serão ministrados de modo análogo à parte I.
Será igualmente feita uma visita de estudo a uma instalação de reciclagem de polímeros e serão estudados, em aula, alguns estudos de caso.
Método de avaliação
O método de avaliação seguirá o Regulamento de avaliação da FCT, nomeadamente no que diz respeito ao tipo D.
Assim sendo, serão realizados 5 mini-testes (1 deles poderá vir a ser, de acordo entre estudantes e docente, substituído por um trabalho individual), com as seguintes durações e pesos para a nota final.
Mini-teste 1: 45 min, 15%
Mini-teste 2: 30 min, 15%
Mini-teste 3: 1h30, 35%
Mini teste 4: 30 min, 15%
Mini teste 5: 1h30, 20%
A nota dos mini-testes 1 e 4 não poderá ser inferior a 9 val para obtenção de frequência.
Os alunos que obtiverem, como nota de avaliação contínua, um mínimo de 9.5 val serão dispensados de exame: os que tendo frequência, não obtiverem o mínimo para a dispensa de exame, terão acesso ao exame, sendo que este tem um peso para a nota final da disciplina de 70%, sendo os restantes 30% correspondentes à nota de frequência.
A frequência será atribuída por um período de 2 anos.