
Biologia
Código
10350
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Helena Ferrão Ribeiro da Costa, Maria Luísa Faria de Castro de Castro e Lemos
Horas semanais
5
Total de horas
85
Língua de ensino
Português
Objectivos
Fornecer os conhecimentos biológicos essenciais a um futuro profissional de ambiente, especificamente: i) a compreensão dos processos básicos que assistem à evolução e funcionamento das espécies animais e vegetais; ii) a compreensão do papel complexo do biota em termos ambientais e sócio-económicos, para uma correcta fundamentação na tomada de decisão; iii) o desenvolvimento de conceitos relativos à biodiversidade e necessidade da sua manutenção. O conhecimento adquirido nesta disciplina é fundamental para as áreas de ecologia, qualidade ambiental, ecotoxicologia, saúde pública, impactes ambientais e modelação ecológica
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
I Célula. Célula procariota e eucariota. Sistema endomembranar. Mecanismos de transporte. Citosqueleto.
II Informação e hereditariedade. Organitos que processam informação. Cromossomas, ciclo celular e divisão celular. Genoma eucariota e expressão génica. Mecanismos de defesa. Resposta imunitária.
III Fisiologia. Fisiologia vegetal. Processos autotróficos. Mecanismos de adapatação. Fisiologia Animal. Eficiência respiratória. Homeostasia.
IV Processos evolutivos. Historia da vida na Terra. Mecanismos de evolução. Formação de espécies. Construção e uso de filogenias.
V Evolução da biodiversidade. Protistas. Plantas sem semente. Plantas com semente. Primeiros animais e Lofotrocozoa. Ecdisozoa. Deuterostómios
VI Observação do biota de habitats habitats marinhos e de transição. Estudo das espécies mais representativas de ambientes distintos, através de uma abordagem multi-nível integrada - morfologia, taxonomia e fisiologia comparada e necessidades ambientais. Aulas de laboratório, juntamente com trabalho de campo permitirão o estudo do biota no contexto do ecossistema.
Bibliografia
- Conjunto de publicações do ICN sobre biodiversidade animal e vegetal de habitats de Portugal Continental e Ilhas
Método de ensino
Os conteúdos da disciplina estão organizados em seis Módulos. Os cinco primeiros módulos fornecem a informação básica de toda a matéria. O módulo VI está estruturados em saídas de campo, observação e discussão pelos alunos, previamente organizados em grupos.
Nas 5 horas semanais presenciais a ênfase é para os aspectos estruturantes e fundamentais dos respectivos conteúdos programáticos. O apoio tutorial é fundamental para aprofundar temas específicos, orientar o estudo e a aquisição de conhecimentos.
O estímulo à participação, envolvimento no debate e apresentações curtas elaboradas em grupo, são aspectos privilegiados particularmente no último módulo.
Método de avaliação
Avaliação continuada.
A avaliação consta de quatro testes ao longo do semestre sobre os programas teórico e prático e uma curta apresentação em grupo. Para aprovação, a média aritmética dos quatro testes teóricos (12,5% cada) não poderá ser inferior a 10 (9,5) e a média ponderada dos quatro testes práticos e apresentação em grupo (5%) não poderá ser inferior a 10 (9,5). Teorica e prática terão um peso idêntico, 50%, na avaliação final.
A frequência é dada pela presença do aluno em pelo menos 2/3 do número de aulas práticas.