Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Técnicas Laboratoriais em Ambiente

Código

10360

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria da Conceição Carrilho Raimundo dos Santos

Horas semanais

5

Total de horas

70

Língua de ensino

Português

Objectivos

Ministrar conhecimentos fundamentais no domínio das análises químicas de amostras ambientais, forecendo a informação necessária para a compreensão do interesse dos principais parâmetros e das técnicas analíticas que podem ser utilizadas. Os conhecimentos adquiridos facilitarão  a  avaliação de dados analíticos e a interpretação de resultados com vista à resolução de problemas reais no domínio da qualidade do ambiente.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de física, química e análise estatística.

Conteúdo

Introdução: A importância das análises de amostras ambientais; selecção de métodos analíticos; normas de qualidade.

Amostragem: Tipos de amostras; equipamentos de amostragem; técnicas de amostragem; manuseamento e tratamento de amostras; técnicas de extracção e concentração de analitos.

Avaliação de dados analíticos: Tipos de erros e sua determinação; formas de minimização de erros; análise estatística de resultados; critérios de rejeição; algarismos significativos.

Métodos de análise química: análise volumétrica (volumetria de neutralização, complexação e oxidação-redução); análise gravimétrica (formação de precipitados, determinação da humidade em amostras sólidas e de sólidos em amostras líquidas); métodos instrumentais (turbidimetria, potenciometria, colorimetria, espectrometria, cromatografia).

Fundamentos teóricos e interesse das determinações de: pH, condutividade, cor, turvação, acidez/CO2, alcalinidade, dureza, cloretos, sulfatos, matéria sólida, oxidabilidade, CQO, CBO, ferro e manganésio; cloro residual; compostos de azoto e compostos de fósforo.

Bibliografia

APHA/AWWA/WEF. 1998. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 20 th. Ed., USA.

Harris, D.C. 2001. Exploring Chemical Analysis, Freeman, USA, 605 pp.

Quevaulier, P. 2002. Quality Assurance for Water Analysis. Water Quality Measurements Series, European Comission, John Wiley & Sons. Lda., UK, 252 pp.

Reeve, R. N. 1999. Environmental Analysis. Analytical Chemistry By Open Learning, John Wiley & Sons. Lda., UK, 263 pp.

Sawyer, N.C.;McCarty, P.L.; Parkin, G.F. 2003. Chemistry for Environmental Engineering and Science. Fifth Ed., McGraw Hill International Editions, 752 pp.

 

Método de ensino

Duas sessões teóricas por semana, de uma hora cada, em sala munida com sistema de projecção.

Uma sessão prática por semana de três horas, em laboratório.

Duas horas por semana de sessão tutorial para esclarecimento de dúvidas.

Método de avaliação

 Obtenção de frequência: (1) assiduidade a 2/3 das aulas práticas ministradas (são permitidas 4 faltas em 14 aulas previstas); (2) entrega de todos os relatórios solicitados.

A frequência é válida para o ano seguinte se o aluno não obtiver no ano em curso aprovação na componente teórica. A não obtenção de aprovação na disciplina no ano seguinte àquele em que foi obtida frequência conduz à perda da mesma.

Avaliação da componente prática: (1) Entrega de quatro relatórios de trabalhos práticos; (2) Classificação: média aritmética dos relatórios entregues; (3) aprovação com a obtenção de uma nota mínima de 9,5 valores (escala 0 a 20) na média dos quatro relatórios.

Avaliação da componente teórica: (1) dois testes com eliminação de matéria; (2) aprovação com a entrega dos dois testes e obtenção de uma nota mínima de 9,5 valores (escala 0 a 20) na média dos dois testes; (3) exame de recurso para quem não obtiver a nota mínima na média dos dois testes ou pretender melhoria de nota.

Classificação final: média aritmética das classificações obtidas nas componentes prática e teórica, possuindo cada uma delas um peso de 50% da nota final.

 

 

Cursos