
Economia do Ambiente
Código
10369
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
Rui Jorge Fernandes Ferreira Santos
Horas semanais
5
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
A unidade curricular de Economia do Ambiente introduz os alunos na abordagem económica das interacções entre o sistema ambiental e o sistema económico. São abordados aspectos básicos de configuração e de funcionamento dos mercados, incluindo o comportamento dos consumidores e dos produtores, bem como as consequências das “falhas de mercado” na geração de problemas ambientais. Apresentam-se os conceitos (e.g. eficiência económica, mercado, externalidades) e metodologias de análise económica (e.g. avaliação custo-benefício, análise custo-eficácia) essenciais para a abordagem dos aspectos ambientais. Dá-se particular ênfase ao papel da abordagem económica na concepção, aplicação e avaliação de instrumentos de política de ambiente, na determinação do valor económico dos recursos naturais e na análise de projectos no sector do ambiente. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento e debatam os fundamentos, as potencialidades e as limitações da ciência económica, na aplicação ao estudo dos problemas ambientais, e que desenvolvam competências e capacidades de, nomeadamente: a) integrar a abordagem económica na identificação, formulação, análise e resolução de problemas ambientais; b) conceber, aplicar e avaliar instrumentos e medidas de política de ambiente; c) aplicar metodologias de análise económica e analisar resultados; d) desenvolver trabalho em equipas pluridisciplinares; e) serem autónomos na pesquisa e análise de informação.
Pré-requisitos
Recomendável a frequência prévia da generalidade das disciplinas anteriores, com destaque para a Análise Matemática I a III.
Conteúdo
1. A Economia e o Ambiente: sistema económico; ciência económica; relações sistema económico-sistema ambiental. Abordagem económica na identificação e resolução de problemas ambientais.
2. Introdução à microeconomia: comportamento do consumidor e curva da procura; comportamento do produtor e curva da oferta; mercados de bens e serviços. Concorrência perfeita. Noções básicas de equilíbrio geral: eficiência e bem-estar social. 3. Falhas de mercado para o Ambiente: externalidades, livre acesso, bem público,...; consequências no Ambiente.
4. Abordagem económica no controlo de poluição: externalidade negativa; nível eficiente de controlo; análise custo-eficácia; necessidade de intervenção nos mercados; abordagem dos direitos de propriedade - Teorema de Coase.
5. Instrumentos de política de ambiente: de comando e controlo, económicos e de informação e actuação voluntária - forma de actuação, critérios de selecção.
6. Análise de projectos: definição e classificação de investimentos; fases de um projecto; critérios de avaliação/selecção: VAL, TIR, período de recuperação do capital. Exemplos
Bibliografia
Field, B., Field, M., (2008), Environmental Economics: an introduction, fourth edition, The McGraw-Hill Companies, Inc., New York.
Santos, R., Antunes, P., (1999), Instrumentos Económicos de Política de Ambiente, in Ambiente, Economia e Sociedade, Série "Estudos e Documentos", Conselho Económico e Social, Lisboa.
Stavins, R. (ed.). 2005. Economics of the Environment: Selected Readings, Fifth Edition. New York, New York: W. W. Norton & Company, USA.
Tietenberg, T. and Lewis, L. (2009). Environmental and Natural Resource Economics, Eighth Edition. Boston: Pearson Education, Inc., USA.
Método de ensino
Método de avaliação
-
- Avaliação contínua: 2 testes (1º teste em 26 de Abril de 2013 – 42,5%; 2º teste em 30 de Maio de 2013 – 42,5%) + 1 assignment a realizar na 1ª semana de aulas (15%); a aprovação na disciplina exige a obtenção de uma nota mínima de 6 (seis) valores em cada teste.
- Exame de recurso (100%)