Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Planeamento de Infraestruturas Verdes e Ordenamento do Litoral

Código

10385

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Créditos

3.0

Professor responsável

José Carlos Ribeiro Ferreira

Horas semanais

3

Total de horas

42

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objectivos gerais da disciplina

Os conteúdos programáticos propostos permitem dotar os futuros Engenheiros do Ambiente com as mais recentes e inovadoras técnicas em Planeamento Ambiental com ênfase no planeamento de infraestruturas verdes e o seu contributo para um modelo de ordenamento mais sustentável de territórios sob pressão como é caso dos territórios muito artificializados ou das zonas costeiras.

Trata-se de uma disciplina com uma abordagem holística do ambiente e do território, centrando-se nas diferentes componentes e no funcionamento dos vários sistemas promovendo uma visão de síntese, integrada e sustentável sobre territórios artificializados, complexos e de elevada sensibilidade ambiental. Os conteúdos programáticos fornecerão as bases para os futuros profissionais estarem aptos a integrar uma equipa de planeamento e ordenamento territorial.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

I - Resumo dos conteúdos programáticos

 No domínio das Infraestruturas Verdes (IV): Introdução ao planeamento ambiental e o contributo para a gestão de territórios sob pressão. Planeamento para territórios biofísicos  . Apreensão de termos e conceitos base (e.g. infraestrutura verde, corredor verde, estrutura ecológica, estrutura ecológica urbana, espaços verdes, ciclovias, entre outros). Compreensão da importância dos serviços prestados pela IV, nomeadamente benefícios económicos,  sociais e ecológicos. Analisar e criticar processos de planeamento, implantação e gestão de IV a diferentes escalas. Os princípios de composição e gestão sustentável de espaços verdes.  Integrar a IV nos instrumentos de gestão territorial, aplicando, conceitos, métodos e técnicas aprendidos.

 No domínio da gestão de recursos territoriais e a integração na IV: conceitos de exploração de recursos territoriais e limites de utilização. Aptidão, capacidade de carga e resiliência territorial. Análise do potencial dos recursos numa perspectiva de multiplicidade de usos e coexistência de atividades no mesmo território. Análise da sustentabilidade de utilização dos recursos tendo em conta os conflitos e sinergias. Metodologias de planeamento com base no “Ecosystem-based Management” Potencialidades para a integração na IV.

 No domínio da Gestão da Zona Costeira: revisão dos conceitos de zona costeira e introdução à problemática de modelos de ocupação de áreas ecologicamente sensíveis e vulneráveis a diversos riscos ambientais e tecnológicos. Compreensão dos impactes da artificialização territorial, a importância da capacidade de carga territorial e a resiliência de ecossistemas e comunidades costeiras. Identificação, valorização e gestão dos recursos costeiros e atividades associadas com destaque para o turismo, lazer e recreio. As IV e a Gestão de Praias. O planeamento sustentável de áreas turísticas (resorts). As IV e a gestão de frentes urbanas costeiras.

II - Avaliação ( formato de projeto / workshop):

Desenho de um plano para a implantação de uma infraestrutura verde num território litoral sob pressão que contribua para:

 - uma estratégia de adaptação das comunidades costeiras às alterações globais/locais;

 -  um aumento da resiliência das comunidades costeiras e ecossistemas litorais

 - uma estratégia de promoção da biodiversidade em territórios artificializados

-   uma valorização dos serviços prestados pelas zonas costeiras (nomeadamente pelos ecossistemas costeiros e ondas) nos instrumentos de gestão territorial específicos (e.g. PDM, POOC, Planos de Praia, entre outros.)

 -   um modelo de ocupação territorial mais sustentável baseado na filosofia e metodologia das infraestruturas verdes.

 

 

Bibliografia

AHERN, J. (2002) Greenways as Strategic Landscape Planning: theory and application. Wageningen University, Wageningen.

BENEDICT, M; McMAHOEN, E (2006) - Green Infrastructure. Linking Landscapes and Communities, Island Press, London.

FERREIRA, J. C.; SILVA, C.; TENEDORIO, J. A.; PONTES, S.; ENCARNAÇÃO, S and MARQUES, L. (2004) Coastal Greenways: Interdisciplinarity and Integration Challenges for the Management of Developed Coastal Areas. Journal of Coastal Research, SI 39, Itajaí, SC – Brazil, ISSN 0749-0208.

MEL, IAN (2012 ) - Green Infrastructure: concepts, perceptions and its use in planning: Developing Green Infrastructure planning in the UK, Europe and North America, LAP LAMBERT Academic Publishing, 560p.

SANDSTRON, ULF ( 2008) - Biodiversity and Green Infrastructure in Urban Landscapes: The Importance of Urban Green Spaces, VDM Verlag Dr. Mueller e.K., 52p.

SARTE, S ( 2010) - Sustainable Infrastructure: The Guide to Green Engineering and Design, John Wiley & Sons, New Jersey, 384p.

WAREN, ROXANE (1997) – Urban Oasis: Guideways and Greenways in the Human Environment, McGraw-Hill Inc.

Cursos