
Segurança Estrutural
Código
10441
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
3.0
Professor responsável
Filipe Pimentel Amarante dos Santos
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
O principal objectivo desta disciplina é introduzir os principais conceitos de segurança estrutural em engenharia civil. Assim, os princípios fundamentais da verificação da segurança serão introduzidos, primeiro numa perspectiva probabilística e, posteriormente, considerando a formulação constante nos regulamentos em vigor em Portugal. A segunda parte da disciplina pretende introduzir as principais acções a que uma estrutura pode estar sujeita, assim como metodologias para a sua modelação e quantificação. No final desta disciplina, o aluno deve ser capaz de: Compreender a noção de risco em engenharia civil Definir a segurança estrutural em termos probabilísticos e semi-probabilísticos Definir e quantificar as acções a que uma estrutura pode estar sujeita, incluindo Peso próprio, sobrecarga de utilização, variação de temperatura, neve, vento e sismo Quantificar as acções de dimensionamento para estados limites últimos e de serviço
Conteúdo
- Introdução.
- Fiabilidade.
- Combinações de acções, valores característicos das acções, estados limites de utilização e estados limites últimos.
- Sobrecargas e peso próprio.
- Neve.
- Vento 1.
- Vento 2.
- Combinação de acções para acções.
- Sismo 1
- Sismo 2
- Fundações.
- Sobrecargas em Pontes.
- Revisões.
Método de ensino
Todos os temas da disciplina são abordados nas aulas teóricas e nas aulas práticas.A exposição e explicação dos vários conceitos, princípios e métodos é efectuada nas aulas teóricas e exemplificada com a resolução de alguns problemas ilustrativos.
Nas aulas práticas promove-se a discussão dos problemas propostos e os alunos são incentivados a resolver individualmente os problemas mais significativos da lista dos exercícios propostos.
Método de avaliação
As aulas práticas são obrigatórias. Serão seguidos os regulamentos da Faculdade no que diz respeito à frequência da disciplina. Para que o aluno obtenha frequência à disciplina deverá frequentar pelo menos 2/3 das aulas práticas.
NF = 0,85 (T1 + T2) + 0.15 TP
NF >= 9.5 valores
Nota mínima na componente dos testes (T1 + T2) = 9.5 valores
(T1 – Nota do primeiro teste, T2 – Nota do segundo teste, TP - Nota do trabalho prático, NF – Nota final)