
Modelação em Geotecnia
Código
10464
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
3.0
Professor responsável
Armando Manuel Sequeira Nunes Antão
Horas semanais
5
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que o aluno domine modelos básicos do comportamento de solos de forma a que, integrando-os em códigos de elementos finitos, possa modelar o comportamento de estruturas geotécnicas.
Conteúdo
Introdução aos conceitos base de modelação.
Noções sobre o método dos elementos finitos: discretização e aproximação, construção de matrizes elementares, sistema governativo, noções sobre condições de não-linearidade.
Modelos de comportamento: modelação da elasto-plasticidade, dedução das matrizs de comportamento elasto-plástico, aplicação a modelos usuais na Mecânica dos Solos - Mohr-Coulomb, HSM e Cam-Clay.
Modelação de estruturas geotécnicas: parâmetros básicos dos modelos, seu cálculo a partir de resultados de ensaios. Modelação do comportamento mecânico do solo e modelação do comportamento de estruturas geotécnicas. Aspectos particulares deste tipo de modelação.
Bibliografia
Bhatti, M. Asghar (2005) Fundamental finite element analysis and its applications: with mathematica and Matlab. John Wiley and Sons. ISBN 0-471-64808-6.
Muir Wood, D. (2004) Geotechnical Modelling (Applied Geotechnics), Taylor & Francis | 2004-09 | ISBN: 040419237305
Método de ensino
Aulas teóricas, de exposição e explicação das matérias do programa.
Aulas práticas para aplicação dos conceitos adquiridos nas aulas teóricas.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina insere-se no nº 2 do Artigo 1 do Regulamento de Avaliação da FCT. Será constituída por um teste mais um (1+1 testes) e por um trabalho abordando a segunda componente da disciplina. Não há exame final. O segundo teste aborda a mesma matéria que o primeiro. Os testes e o trabalho serão classificados numa escala de 20 val.
A nota final é NF=(NTES+NTRAB)/2, sendo NTES a melhor nota dos testes realizados e NTRAB a nota obtida no trabalho, arredondadas à décima.
O aluno, para ser aprovado, deverá ter NTES>=9.0 e NF >= 9.5 val.
Os alunos que obtenham classificação final superior ou igual a 17 valores devem realizar prova oral para confirmação da nota. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.
Um aluno desejando efectuar melhoria de nota será classificado de igual forma à descrita anteriormente.
Aconselham-se os srs. alunos a consultarem o artigo 13 do Regulamento de Avaliação da FCT, sobre Plágio e Fraude, que será seguido estritamente na disciplina.