
Instrumentação e Medidas Elétricas
Código
10481
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Electrotécnica
Créditos
3.0
Professor responsável
Stanimir Stoyanov Valtchev
Horas semanais
5
Total de horas
75
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram o conhecimento da constituição, funcionamento, propriedades e limitações dos instrumentos de medida usados em Electrotecnia. Pretende-se que ganhem a capacidade de efectuar medições sem risco para pessoas e equipamentos e sem introdução de erros grosseiros, e a capacidade de estimar, limitar ou corrigir os erros de medida. Pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de redigir um relatório técnico-científico completo, conciso e preciso.
Pré-requisitos
Electrónica I + Electrotecnia Teórica
Conteúdo
· Introdução ao laboratório. Neutro, terra, massa, e referência comum; segurança eléctrica, electrocussão e reanimação.
· Introdução à metrologia: definições, padrões, erros, métodos de medida, aferição
· Métodos de zero: potenciómetro, pontes.
· Módulos electrónicos da instrumentação: amplificadores operacionais, amplificadores de instrumentação e de isolamento, blocos operacionais, conversores RMS/DC, filtros, sensores de corrente, PLL.
· Fontes e geradores: estabilizadores de tensão, IGNOREes comutadas, geradores de funções, de impulsos e sintetizadores de frequência.
· Instrumentos de medida analógicos: dinâmica do movimento, instrumentos de quadro móvel, electrodinâmicos, electromagnéticos, electrostáticos, de indução; valores instantâneos, médios e eficazes. Erros. Medição de várias grandezas e parâmetros eléctricos.
· Instrumentos de medida digitais: contador T/f, conversores D/A e A/D, voltímetros e multímetros digitais.
· Instrumentos de visualização e de registo: osciloscópio analógico; osciloscópio digital; analisador de espectros paralelo, superheterodino e digital; FFT; traçador X-Y.
· Métodos de medida de grandezas eléctricas e não eléctricas. Transdutores de medida. Transformadores de Medida.
Bibliografia
P.S. Girão, Instrumentação e Medida, AEIST, Lisboa, 1998
Aurélio Campilho, Instrumentação Electrónica. Métodos e Técnicas de Medição, FEUP ed., 2000
H.Berlin, F. Getz Jr., Principles of Electronic Instrumentation and Measurement, Merril Pub.Comp.
W. D. Cooper, Electronic Instrumentation and Measurement Techniques, Prentice-Hall International
G. Silva, Instrumentação Industrial, ed. Escola Superior Tecnológica do I. P. Setúbal, 2000
Método de ensino
Os fundamentos científicos são explicados pelo professor nas aulas teóricas com o auxílio de diapositivos. Fomenta-se o debate colocando-se frequentemente questões científicas e técnicas concretas.
Nas aulas práticas apresenta-se um conjunto de problemas técnicos que os estudantes devem resolver usando os conhecimentos das aulas teóricas, e recorrendo a cálculos e consulta de tabelas ou catálogos. Promove-se o diálogo entre colegas, avaliando-se qualitativamente a participação dos alunos.
Método de avaliação
A precedência em Eletrotecnia Teórica e Eletrónica 1 é altamente aconselhada! A prática com inscrição é reservada para alunos sem frequência já obtida. Os que tem frequência podem juntar-se (voluntariamente) em qualquer aula de pratica que não seja aula de laboratório. Qualquer nota só é considerada positiva se atinge o valor pelo menos de 9.5.
1º Caminho: teste No.1 (30%, mas com nota mínima de 8 val. sendo esse teste eliminatório em não permitir continuar nesse caminho), teste No.2 (45%), 4 relatórios laboratoriais (25% da nota final, sendo esses relatórios obrigatórios para obter frequência);
2º Caminho: 4 relatórios laboratoriais (25% da nota final, sendo esses relatórios obrigatórios para obter frequência), exame de recurso (75%).