Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Engenharia de Células e Tecidos

Código

10529

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

6.0

Professor responsável

Jorge Alexandre Monteiro de Carvalho e Silva

Horas semanais

6

Total de horas

60

Língua de ensino

Português

Objectivos

    É objectivo principal desta unidade curricular proporcionar aos alunos uma formação genérica e inicial numa área da Engª Biomédica que não era, até agora, abordada no curso.
    Após a frequência desta disciplina os alunos ficarão a conhecer os mecanismos de reparação e regeneração de tecidos em adultos, como a Engenharia de Tecidos está a ser usada no desenvolvimento de novos métodos terapêuticos que envolvem a criação de tecidos e orgãos que possam substituir os originais danificados ou não funcionais por motivo de doença ou acidente. Os alunos aprenderão também quais as técnicas existentes para a produção de matrizes biodegradáveis porosas, de cultura celular e análise dos tecidos criados in vitro e in vivo, entre outras matérias constantes do programa. Por fim serão estudadas e analisadas aplicações concretas de produtos da E.T. a alguns tecidos e orgãos.

Conteúdo

Programa baseado no livro "Tissue Engineering" (Senior Editor: Clemens van Blitterswijk. Elsevier, 2008)

Tissue Engineering - an introduction

1 Stem cells
 
2 Morphogenesis, generation of tissue in the embryo

3 Tissue homeostasis

4 Cellular signaling

5 The extracellular matrix as a biologic scaffold for tissue engineering

6 Natural polymers in tissue engineering applications

7 Degradable polymers for tissue engineering

8 Degradation of bioceramics

10 Cell source

11 Cell culture: harvest, selection, expansion, and differentiation

12 Cell nutrition

14 Scaffold design and fabrication

16 Bioreactors for tissue engineering
 
17 Tissue engineering for skin transplantation

18 Tissue engineering of cartilage

19 Tissue engineering of bone

20 Tissue engineering of the nervous system

21 Tissue engineering of organ systems

 

Bibliografia

Bibliografia principal:

          - C. van Blitterswijk (editor), Tissue Engineering, Elsevier, 2008
          - B. Palsson, S. Bhatia, Tissue Engineering, Pearson, 2004

Bibliografia adicional para partes específicas do programa:

          - W. M. Saltzman, Tissue Engineering - Principles for the design of replacement organs and tissues, Oxford University Press 2004 (cota R 857 SAL)
       - K. Lee, D. Kaplan, Eds, Tissue engineering I - Scaffold Systems for Tissue Engineering, Springer, 2006
        - K. Lee, D. Kaplan, Eds, Tissue engineering II - Basics of Tissue Engineering and Tissue Applications, Springer, 2007
        - B. Alberts, A. Johnson, J. Lewis, M. Raff, K. Roberts, P. Walter, Molecular Biology of The Cell, 4th Ed, Garland 2002
        - C. R. Ethier, C A Simmons, Introductory Biomechanics - From Cells to Organs, Cambridge, 2007
        - R. I. Freshney, Culture of Animal Cells - A manual of basic techniques, Wiley-Liss, 2005
        - P. X. Ma, J. Elisseeff, Eds., Scaffolding In Tissue Engineering, CRC, 2005
        - K. C. Dee, D. A. Puleo, R. Bizios, An Introduction to Tissue-Biomaterial Interactions, Wiley-Liss, 2002 (cota R 857 DEE)
        - W.W. Minuth, R Strehl, K Schumacher - Tissue Engineering, Essentials for Daily Laboratory Work, Wiley-VCH 2005 (cota R 856 MIN)
        - B. D. Ratner, A. S. Hoffman, F. J. Schoen, J. E. Lemons, Eds, Biomaterials Science, Second Edition: An Introduction to Materials in Medicine, Academic Press, 2004 (R 857 BIO)

    Nota: Estes livros pertencem à biblioteca da FCT (livros com cota indicada), ao Grupo de Engenharia de Tecidos do Cefitec ou ao regente da disciplina. Estarão todos disponíveis para consulta pelos alunos.
 

Método de avaliação

A avaliação é composta por três componentes: apresentação oral, trabalhos práticos e projecto de investigação.

A nota final é a média das notas da apresentação oral, dos relatórios dos trabalhos práticos e do projecto de investigação.

Apresentação oral - apresentação e discussão sobre o estado da arte da Engenharia de Tecidos/Medicina Regenerativa de um tecido ou orgão à escolha do aluno.

Projecto de investigação - concepção e escrita de um projecto de investigação na área da Engenharia de Células e Tecidos segundo as regras da Fundação para a Ciência e Tecnologia

Cursos