Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Radiação e Radioterapia

Código

10536

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Adelaide de Almeida Pedro de Jesus

Horas semanais

4

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta é uma disciplina de 5º ano que, suportando-se nos conhecimentos adquiridos em Física Atómica e Nuclear, introduz as áreas de dosimetria, efeitos biológicos da radiação e sua aplicação. A familiarização dos alunos com os conceitos, a prática e os equipamentos de espectrometria nuclear, nomeadamente IGNOREes e detectores de radiação, electrónica de processamento e aquisição de dados, adquirida anteriormente, é requerida para a concepção de testes e experiências laboratoriais. Pretende-se ainda uma familiarização dos alunos com o software de simulação para cálculos dosimétricos.

Pré-requisitos

Freqência em Física Atómica e Molecular e Física Nuclear.

Conteúdo

Radiação: Interacção da radiação electromagnética com a matéria – efeitos para a radiação (absorção, dispersão); Interacção de partículas carregadas com a matéria – efeitos para as partículas (poder de paragem, alcance-range, dispersão em energia e dispersão angular, produção de radiação electromagnética); Efeitos da radiação sobre a matéria – transferência de energia, excitação, ionização; Dosimetria – unidades, medidas, cálculo de doses; Efeitos da radiação sobre tecidos biológicos – directos e indirectos, somáticos e genéticos, estocásticos e determinísticos; relação dose/efeito; Normas de base de Segurança e Protecção Radiológica.
Radioterapia: Radioterapia externa com radiação electromagnética; Radioterapia externa com partículas carregadas aceleradas; Radioterapia interna ou Braquiterapia.

 

Bibliografia

Atoms, Radiation, and Radiation Protection, 2nd Edition, James E. Turner 

Radiation Therapy Physics, 3rd Edition, William R. Hendee, Geoffrey S. Ibbott, Eric G. Hendee 

Medical Applications of Nuclear Physics, Series: Biological and Medical Physics, Biomedical Engineering, Bethge, K., Kraft, G., Kreisler, P., Walter, G.  

 

 

Método de ensino

 O método de ensino é inspirado em “Team Based Learning”, TBL. Os alunos serão divididos em 6 grupos (com 8 a 9 elementos cada um) havendo dois tipos de aulas: Teóricas e Práticas.

Teóricas: aulas de discussão e avaliação da aprendizagem. A estrutura das aulas é a seguinte – 3x10 mn de apresentação por 3 dos grupos de 3 questões (1 por grupo); 3x10 mn de desafio (discussão e perguntas) por parte dos outros 3 Grupos; 20 mn de sumário e conclusões por parte do docente; 30 mn de teste.

 Práticas: cálculo e simulação relativos a questões levantadas nas aulas teóricas. Cada turno terá 3 grupos. Trabalharão nas aulas em sub-grupos de 2 (a 3) elementos.


Método de avaliação

A avaliação tem 2 componentes, avaliação em grupo e individual.

Avaliação em Grupo

            baseada em actividade nas aulas práticas: 5 conjuntos de cálculo+simulação por grupo, a que corresponderá nota – NP

            baseada em actividade nas aulas teóricas: apresentações, desafios e resposta aos desafios, a que corresponderá nota – NT

            baseada na média das classificações individuais dos elemntos do grupo – NIM

            A nota de grupo será calculada por:

            NG = 0,4 x NP+0,4 x NT+0,2 x NIM

Avaliação Individual

            baseada nos testes (os 8 melhores entre 13) e eventuais bónus resultantes do desempenho nas aulas, a que corresponderá nota – NI

A classificação final de cada aluno é dada por

NF = 0,5 x NI+0,5 x NG x f

sendo f um factor de ponderação resultante da média de classificações (em percentagem) atribuídas pelos outros elementos do grupo, tendo em conta a relevância em quantidade e qualidade da contribuição do indivíduo para o grupo.

Frequência e admissão a exame de recurso

O exame de recurso substitui as componentes de avaliação baseadas nas aulas teóricas. Para obter frequência e admissão a exame é necessário que NP>10.

A nota de exame, NE, entrará em vez de NI para o cálculo de NIM, NG e NF.

Aprovação

A aprovação implica que: NP >10 e NG >10 e NF >10.

Cursos