
Radiação e Radioterapia
Código
10536
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Adelaide de Almeida Pedro de Jesus
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta é uma disciplina de 5º ano que, suportando-se nos conhecimentos adquiridos em Física Atómica e Nuclear, introduz as áreas de dosimetria, efeitos biológicos da radiação e sua aplicação. A familiarização dos alunos com os conceitos, a prática e os equipamentos de espectrometria nuclear, nomeadamente IGNOREes e detectores de radiação, electrónica de processamento e aquisição de dados, adquirida anteriormente, é requerida para a concepção de testes e experiências laboratoriais. Pretende-se ainda uma familiarização dos alunos com o software de simulação para cálculos dosimétricos.
Pré-requisitos
Freqência em Física Atómica e Molecular e Física Nuclear.
Conteúdo
Radiação: Interacção da radiação electromagnética com a matéria – efeitos para a radiação (absorção, dispersão); Interacção de partículas carregadas com a matéria – efeitos para as partículas (poder de paragem, alcance-range, dispersão em energia e dispersão angular, produção de radiação electromagnética); Efeitos da radiação sobre a matéria – transferência de energia, excitação, ionização; Dosimetria – unidades, medidas, cálculo de doses; Efeitos da radiação sobre tecidos biológicos – directos e indirectos, somáticos e genéticos, estocásticos e determinísticos; relação dose/efeito; Normas de base de Segurança e Protecção Radiológica.
Radioterapia: Radioterapia externa com radiação electromagnética; Radioterapia externa com partículas carregadas aceleradas; Radioterapia interna ou Braquiterapia.
Bibliografia
Método de ensino
O método de ensino é inspirado em “Team Based Learning”, TBL. Os alunos serão divididos em 6 grupos (com 8 a 9 elementos cada um) havendo dois tipos de aulas: Teóricas e Práticas.
Teóricas: aulas de discussão e avaliação da aprendizagem. A estrutura das aulas é a seguinte – 3x10 mn de apresentação por 3 dos grupos de 3 questões (1 por grupo); 3x10 mn de desafio (discussão e perguntas) por parte dos outros 3 Grupos; 20 mn de sumário e conclusões por parte do docente; 30 mn de teste.
Práticas: cálculo e simulação relativos a questões levantadas nas aulas teóricas. Cada turno terá 3 grupos. Trabalharão nas aulas em sub-grupos de 2 (a 3) elementos.
Método de avaliação
A avaliação tem 2 componentes, avaliação em grupo e individual.
Avaliação em Grupo
baseada em actividade nas aulas práticas: 5 conjuntos de cálculo+simulação por grupo, a que corresponderá nota – NP
baseada em actividade nas aulas teóricas: apresentações, desafios e resposta aos desafios, a que corresponderá nota – NT
baseada na média das classificações individuais dos elemntos do grupo – NIM
A nota de grupo será calculada por:
NG = 0,4 x NP+0,4 x NT+0,2 x NIM
Avaliação Individual
baseada nos testes (os 8 melhores entre 13) e eventuais bónus resultantes do desempenho nas aulas, a que corresponderá nota – NI
A classificação final de cada aluno é dada por
NF = 0,5 x NI+0,5 x NG x f
sendo f um factor de ponderação resultante da média de classificações (em percentagem) atribuídas pelos outros elementos do grupo, tendo em conta a relevância em quantidade e qualidade da contribuição do indivíduo para o grupo.
Frequência e admissão a exame de recurso
O exame de recurso substitui as componentes de avaliação baseadas nas aulas teóricas. Para obter frequência e admissão a exame é necessário que NP>10.
A nota de exame, NE, entrará em vez de NI para o cálculo de NIM, NG e NF.
Aprovação
A aprovação implica que: NP >10 e NG >10 e NF >10.