Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Segurança e Higiene Ocupacionais

Código

10610

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

3.0

Professor responsável

Isabel Maria Nascimento Lopes Nunes, Maria Celeste Rodrigues Jacinto

Horas semanais

4

Total de horas

64

Língua de ensino

Português

Objectivos

As matérias ensinadas devem proporcionar aos alunos da FCT-UNL conhecimentos básicos e fundamentais no domínio da segurança e saúde ocupacionais, integrando-os com conhecimentos adquiridos noutras disciplinas dos respectivos cursos.

No final do semestre os alunos deverão estar aptos a identificar, fazer uma pré-avaliação e prevenir os perigos e riscos mais comuns do mundo do trabalho, especialmente em ambientes industriais. Devem estar preparados para saber comunicar e articular estratégias com os técnicos de segurança acreditados, responsáveis por esta vertente em cada empresa.

Pré-requisitos

Não existe regime de precedências.

Conteúdo

1. Introdução à Gestão da Segurança
1.1 Definições fundamentais. Distinção entre “Safety” e “Security”.
1.2 Organização e Gestão da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho (SHST). Enquadramento Legislativo (aspectos fundamentais e Lei Quadro). Serviços de SST.
1.3 Custos da Segurança: Acidentes e Prevenção.
1.4 Conceito de Perigo, Risco e Risco aceitável. Hierarquia da Prevenção e Proteção. Princípio ALARP na gestão do risco.

2. Acidentes de Trabalho (AT)

Definição legal e classificação dos AT. Causalidade dos acidentes (teorias e modelos). Estatísticas e impacto socioeconómico. Índices de sinistralidade e outros indicadores de monitorização de SHST.

3. Incêndio e Explosão
3.1 O Fenómeno do fogo. Química do incêndio. Cinética da reacção.
3.2 Riscos de explosão e inflamação. Misturas explosivas. Caracterização de substâncias inflamáveis. Grandezas físicas. Limites de explosividade e inflamabilidade. Caracterização do risco de explosão. Medidas de protecção.
3.3 Prevenção e Protecção contra incêndios. Prevenção: medidas passivas e activas. Protecção: medidas passivas e activas. Comportamento ao fogo dos materiais de construção. Reacção e resistência ao fogo.
3.4 Luta contra incêndios. Detecção e Alarme. Classes de fogos. Processos de extinção e agentes extintores. Avaliação do risco de incêndio.

4. Higiene e Saúde no Trabalho (prevenção de doenças profissionais)
 
4.1 Contaminação Química nos locais de trabalho. Substâncias perigosas.
Agentes contaminantes. Classificação. Definições. Conceito de “dose”. Valores limite de exposição (VLE). Métodos para a determinação dos VLE. Organizações Internacionais de Regulamentação (Agência OSHA). Cálculo do VLE para misturas. Nível de Acção. Amostragem. Distribuição log-normal. Intervalos de confiança. Métodos de análise e sistemas de colheita de amostras. Detectores mais comuns. Medidas de Prevenção e Protecção (colectivas e individuais).

4.2 Ruído Ocupacional
Emissões acústicas / Som. Conceitos fundamentais. Grandezas físicas: pressão sonora e nível de pressão sonora. Adição de níveis sonoros. Frequência e análise espectral. Anatomia e fisiologia da audição. Audibilidade. Consequências do ruído. Efeitos sobre o organismo. Nível sonoro ponderado (A) e nível sonoro contínuo equivalente. Equações e unidades.

Medição e avaliação da exposição ao ruído. Legislação aplicável e limites. Instrumentos de medida. Controlo do ruído. Medidas de prevenção e protecção. Seleção de protetores auriculares em função da atenuação por banda de oitava.

4.3 Iluminação (aula prática – trabalho de laboratório)
Grandezas fotométricas fundamentais. Leis da iluminação.
Iluminação dos locais de trabalho. Factores importantes. DIN 5035 e outras Normas aplicáveis. Instalações de iluminação. Cálculo da iluminação em interiores. Exercício de aplicação prática.

4.4 Ambiente Térmico (aula teórico-prática)

Grandezas fundamentais. Homeotermia. Balanço térmico. Fluxos de calor. Normas. Avaliação do stress térmico – Principais índices de avaliação. (I1) Temp.ª Efectiva; ( I2) Índice Th.Tg (WBGT); (I3) Índice de stress térmico (HSI); (I4) Índice de velocidade de sudação. Avaliação do “Conforto Térmico” – Índice PMV-PPD. Efeitos do calor e do frio. Patologias. Sectores Industriais de maior risco. Medidas de controlo em ambientes quentes e ambientes frios.

 5. Segurança no Trabalho (prevenção de acidentes de trabalho)
 

5.1 Riscos Eléctricos
Efeitos da corrente eléctrica: Limiar de não largar (Tetanização); Paragem respiratória; Fibrilação ventricular; Queimaduras. Acidentes eléctricos: electrização e electrocussão. Equação do risco eléctrico. Parâmetros físicos que condicionam o risco. Distribuição de energia eléctrica. Regimes de neutro e ligação à terra.  Contactos directos e indirectos. Medidas de protecção e Primeiros socorros.

5.2 Sinalização de Segurança. Legislação e Normas.
5.3 Equipamento de Protecção Individual (EPI). Principais equipamentos e cuidados a ter.
5.4 Armazenagem de substâncias perigosas. Medidas de segurança. Bacias de retenção para derrames e/ou águas provenientes de extinção de incêndios.

Para os alunos que pretendam aprofundar este tema, e entrar nas metodologias de Análise e Avaliação do Risco (industrial ou ocupacional) há continuidade na disciplina opcional de SIGR (Segurança Industrial e Gestão do Risco).

Bibliografia

BSI - BS 8800 (2004), “Guide to occupational health and safety management systems”, British Standard Institutions

BSI - OHSAS 18001 (2007), “Occupational health and safety management systems – Standard”, British Standard Institutions. Traduzido em Português pela NP 4397

Harms-Ringdahl, L. (2001), Safety Analysis – Principles and Practice in Occupational Safety, 2nd Edition. Taylor & Francis, London.

Jacinto, Celeste (não publicado – 2007), Métodos Práticos para Análise e Avaliação de Riscos, Apontamentos para apoio às aulas, FCT/UNL (disponível em PDF para alunos inscritos)

Kjellén, Urban (2000), “Prevention of accidents through experience feedback”, Taylor & Francis, London.

Kumamoto,H. and Henley, E.J., Probabilistic Risk Assessment and Management for Engineers and Scientists, 2nd Edition, IEEE Press, New York, 1996

Legislação diversa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM). Os documentos necessários para as aulas serão distribuídos pela docente.  

Miguel, Alberto Sérgio S. R.(2005),Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 8ª Edição, Porto Editora - Livro base da disciplina (5 exemplares na Biblioteca)

Willie Hammer, Occupational Safety Management and Engineering, 4th Edition, Prentice Hall, Englewood Cliffs, New Jersey, 1989

Método de ensino

Aulas teóricas

Nas aulas teóricas é feita uma exposição oral da matéria, com projecção de slides (data show) e o apoio do quadro de parede. Os alunos são motivados a intervir, de forma disciplinada, através de perguntas colocadas pela(s) docente(s).
A colocação de questões serve também para avaliar o grau de conhecimento dos alunos relativamente a alguns conceitos básicos que vão ser utilizados durante a exposição da matéria (conhecimentos gerais ou conceitos adquiridos nas disciplinas propedêuticas). Desta forma, a docente tem a possibilidade de fazer uma breve revisão de outras matérias, sempre que considere oportuno e no sentido de facilitar a aprendizagem.
No início de cada aula é feita uma breve síntese (por tópicos) da matéria abordada na aula anterior. No final da mesma, ou quando se dá a transição para um novo assunto, é feita uma recapitulação sobre as questões mais relevantes da matéria exposta.

  Aulas práticas e recursos laboratoriais

Sempre que possível, dado o carácter muito prático da disciplina, apresentam-se exemplos de casos reais (bons e maus exemplos). Para o efeito são também utilizadas fotografias e vídeos.

- Resolução de exercícios: em algumas aulas, e em função da matéria, são resolvidos exercícios teórico-práticos, para que os alunos possam acompanhar o raciocínio envolvido em cada passo, sendo discutidos e comentados os resultados.

- Trabalho prático de grupo (fora das aulas): Legislação em vigor (SHST): pesquisa, análise e preparação de sínteses (um tema por grupo). Apresentação oral na 4ª aula prática (discussão é individual). Objectivo: pretende-se que os alunos adquiram treino em pesquisa de documentos legislativos e respectiva interpretação. O treino inclui comunicação oral, através da apresentação de uma síntese a toda a turma (em powerpoint). Desta forma é possível fazer com que os alunos complementem, por outra via, os conhecimentos transmitidos nas aulas teóricas.

- Equipamento de Protecção Individual (EPI). É uma aula de cariz teórico-prático, em que os alunos têm contacto directo com diversos equipamentos. Para apoio a esta aula foram adquiridos exemplares de diversos EPI’s. A aula é realizada no Laboratório de Ergonomia. Contacto com diverso tipo de Sinalização de Segurança existente no Laboratório de Ergonomia, e respectivo enquadramento legislativo.

- Medição e avaliação de ruído ocupacional (Laboratório - uso de sonómetros). Medição da exposição ao ruído, utilizando gravações feitas em diversas unidades industriais. Cálculo dos parâmetros de avaliação e análise dos resultados. Medidas de protecção a recomendar. Nesta aula os alunos são incentivados a usar protectores auriculares, para percepcionarem o nível de atenuação obtido. Trabalho fora das aulas: elaboração de relatório escrito para avaliação, em formato "artigo científico".

- Iluminação (Laboratório - uso de luxímetros). Cálculo da iluminação em ambientes de trabalho interiores. Comparação do valor teórico calculado com o valor da iluminância da sala em questão (valor obtido por medição). Análise e discussão dos resultados.

Método de avaliação

3 componentes com nota (0-20) + 1 componente com presença e execução obrigatória de trabalho laboratorial.

1 TRABALHO GRUPO (TG) (20% classificação final)

1 trabalho de grupo, com apresentação individual - tópico específico por grupo - exposição oral do trabalho e discussão (aspectos importantes da Legislação nacional e comunitária em matéria de SST). Este primeiro trabalho é o que confere frequência (nota mínima de 9 valores)

 2 TESTES INDIVIDUAIS (T) (80% classificação final, 40% cada teste)

2 mini-testes individuais (duração máxima 1h, em horário da aula teórica). Datas propostas:

 

PRESENÇA E EXECUÇÃO DE TRABALHO LABORATORIAL

Pelo menos um Trabalho Laboratorial (avaliação de Ruído ou Iluminação do local de trabalho). Avaliação 0/1 (ou seja, é obrigatório, mas não entra para a média final). Multiplica pela nota final (0 ou 1). Cada aluno, individualmente, tem de realizar as medições, fazer os cálculos e escrever conclusão durante a aula. Entrega folha manuscrita no final da aula.

 

NOTA FINAL (média)= [20% TG + 40% T1 + 40% T2] x (0/1) Lab

Cursos