
Biologia Molecular A
Código
10654
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Ilda Maria Barros dos Santos Gomes Sanches
Horas semanais
3
Total de horas
47
Língua de ensino
Português
Método de avaliação
Unidade Curricular (UC) Biologia Molecular A (10654) – 2013
Regras de Avaliação:
A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das três componentes da avaliação:
i) Avaliação teórica (80% = 16 valores). Dois testes parciais escritos, para avaliação individual de conhecimentos teóricos de conteúdos de aulas teóricas e teórico-práticas, com duração máxima de 1h cada teste, sem nota mínima cada teste. A data dos testes é divulgada no inicio das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos dois testes. Caso o aluno falte a um dos testes terá nota zero nesse teste. A nota obtida é resultante da média aritmética simples dos dois testes, calculada até às décimas.
ii) Avaliação teórico-prática e sumativa (20% = 4 valores). A avaliação teórico-prática consiste numa apresentação oral com duração máxima de 10min. Consiste na apresentação e discussão de fundamentos e aplicações de métodos/técnicas de biologia molecular descritas em artigos de investigação a selecionar pelos alunos em conjunto com o docente. A data da apresentação é divulgada no inicio das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição da apresentação. Caso um aluno falte à apresentação oral, com justificação válida e tenha participado na realização dos trabalhos e na preparação da apresentação terá a nota correspondente igual à do seu grupo. Pode ser atribuída nota diferente aos elementos de um mesmo grupo, consequente da exposição oral e respostas a questões do docente. A nota obtida é calculada até às décimas. A avaliação sumativa consiste na avaliação individual ao longo do semestre baseada na participação/empenho durante as aulas teórico-práticas, realização de fichas, resolução de problemas.
- Todas as informações estão disponíveis no CLIP.
- Os critérios de avaliação específicos das componentes de avaliação são divulgados na 1ª aula e disponibilizados na página ‘moodle’ da UC.
Condições para obter Aprovação
Ter frequência e classificação final igual ou superior a 10 valores.
Exame de Recurso
Avaliação individual de conhecimentos de conteúdos teóricos leccionados em aulas teóricas e teórico-práticas. Exame escrito com duração máxima de 2h. Destina-se aos alunos reprovados no corrente ano lectivo (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à UC e nota nas outras componentes de avaliação ou para os alunos que pretendam melhorar a nota da componente teórica de conteúdos leccionados em aulas teóricas e teórico-práticas do ano lectivo corrente ou do ano anterior (inscrição no CLIP obrigatória).
Frequência
O aluno terá frequência à UC se assistir a 2/3 do número de aulas teórico-práticas previstas. Será assinada uma folha de presenças nas aulas teórico-práticas. O aluno sem frequência à disciplina não pode apresentar-se a exame de recurso.
Alunos sem Aprovação com Frequência anterior com nota da componente teórico-prática
Os alunos com frequência em anos anteriores e com nota de avaliação contínua da componente teórico-prática e sumativa estão dispensados das aulas teórico-práticas e mantêm a nota anterior da avaliação contínua mas terão obrigatoriamente de ser avaliados no corrente ano lectivo, na época de recurso, na componente de avaliação teórica (avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teórico-práticas).
Alunos sem Aprovação com Frequência anterior sem nota da componente teórico-prática
Os alunos com frequência em anos anteriores e sem nota de avaliação contínua da componente teórico-prática e sumativa estão dispensados das aulas teórico-práticas mas terão obrigatoriamente de ser avaliados no corrente ano lectivo, na época de recurso, nas três componentes de avaliação, sendo fornecido pelo docente toda a informação e materiais necessários para a realização das componentes de avaliação teórico-prática e sumativa.
Melhoria de nota
Exame (escala de 0 a 20 valores) escrito com duração máxima de 2h, realizado na época de recurso (inscrição no CLIP obrigatória). Consiste na avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teórico-práticas do corrente ano lectivo e a nota componente de avaliação contínua do(s) ano(s) anterior(es) não conta.