Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Virologia

Código

10659

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes, Sílvia Carla Santos de Barros

Horas semanais

4

Total de horas

69

Língua de ensino

Português

Objectivos

A virologia tem por objetivo principal fornecer aos alunos conhecimentos básicos de virologia, nomeadamente das propriedades biológicas dos vírus, morfologia, tropismo, replicação e classificação taxonómica. Além destes pretende-se dotar os alunos de conhecimentos básicos da etiologia e patogenia de algumas infeções virais relevantes em humanos. É ainda objetivo o estudo de várias zoonoses virais e doenças emergentes.

Pré-requisitos

Conhecimentos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Genética Molecular e Imunologia

Conteúdo

Apresentação do programa da disciplina, sua contextualização na licenciatura de Biologia celular e molecular, exposição da metodologia da disciplina e avaliação.

Introdução à Virologia: Perspetiva histórica. Características gerais dos vírus: propriedades biológicas, tropismo, morfologia, replicação e classificação taxonómica.

Estudo das várias famílias de vírus, com ênfase no tropismo celular, genética viral e processos de replicação dos vírus nas células: Replicação dos vírus de DNA, RNA de cadeia simples, RNA de cadeia dupla e retrovírus.

Características gerais dos vírus de RNA de cadeia negativa, nomeadamente estudo das Famílias Paramyxoviridae (Vírus do sarampo), Rhabdoviridae (vírus da raiva), Orthomyxoviridae: (Vírus Influenza A). Vírus de RNA de cadeia dupla (dsRNA): Família Reoviridae (vírus da língua azul). Vírus de RNA de cadeia positiva: Famílias Picornaviridae (Vírus da Poliomielite). Caliciviridae (vírus Norwalk-infeções gastrointestinais) e Flaviviridae (vírus do Dengue e vírus do Nilo Ocidental).

 Estudo dos vírus da família Retroviridae (HIV e Vírus Maedi-Visna).

Estudo dos vírus com genoma de DNA: Famílias Parvoviridae (Parvovírus B19), Herpesviridae (herpes labial e herpes zooster-varicela) Papillomaviridae (vírus do papiloma humano), Poxviridae (vírus da Varíola). Estratégias de vacinação e profilaxia.

Programa das Aulas Práticas

Prática 1. Apresentação do programa da componente prática da disciplina e da metodologia de avaliação. Principais técnicas de diagnóstico virológico e serológico. Culturas celulares (células primárias e células de linha). Técnicas de cultura de células animais: Cultura de monócitos/macrófagos de ovinos.

Prática 2. Inoculação de ovos embrionados de galinha para isolamento e multiplicação de vírus. Prova de hemaglutinação para diagnóstico de vírus com propriedades hemaglutinantes (ex. Vírus Influenza A).

Prática 3. Prova de seroneutralização, para deteção de anticorpos neutralizantes, aplicada ao diagnóstico dos Flavivírus. Apresentação de artigo (grupo1): “Serological evidence of West Nile virus circulation in Portugal”.

Prática 4. Prova de diagnóstico serológico: ELISA indireto DIVA para deteção de anticorpos com especificidade para a proteína NS3 do vírus da língua azul. Apresentação de artigo científico (grupo2) intitulado: “A DIVA system base on the detection of antibodies to nonstructural protein 3 (NS3) of Bluetongue virus”.

Prática 5. Prova ELISA de bloqueio aplicada ao diagnóstico de um retrovírus. Apresentação de artigo científico (grupo3) intitulado: “Development of a monoclonal antibody blocking-ELISA for detection of antibodies against Maedi-Visna virus.”.

Prática 6. Avaliação de conhecimentos (1º mini-teste escrito).

Prática 7. Técnica de Imunofluorescência para deteção de vírus em culturas celulares.

Prática 8. Técnica de SDS-PAGE: Separação electroforética das proteínas virais (vírus Maedi-Visna-MVV) e transferência para membrana de nitrocelulose.

Prática 9. Immunoblotting: Incubação das membranas de nitrocelulose (aula 8) com o anticorpo monoclonal 3D9 para deteção da proteína p24 do MVV. Apresentação de artigo científico (grupo4) intitulado: "Cellular specificity and replication rate of Maedi Visna virus in vitro can be controlled by LTR sequences”.

Prática 10. Extração de RNA a partir de macerados de pulmão e/ou baço e sangue de animais suspeitos de infeção viral.

Prática 11. Síntese e amplificação do cDNA por RT-PCR e electroforese dos fragmentos amplificados. Apresentação de artigo científico (grupo5) intitulado: “Molecular epidemiology of bluetongue virus in Portugal during 2004-2006 outbreak”.

Pratica 12. Prova Agar-gel Imunodifusão (AGID) para diagnóstico viral. Revisão para o teste.

Pratica 13. Avaliação de conhecimentos (2º mini-teste escrito).

Bibliografia

- "Principles of Virology: Molecular Biology, pathogenesis, and control of animal viruses" Flint, S.J. (Editor), et al. (2003)

- "Basic Virology", Edward K. Wagner, Martinez J. Hewlett (2003)- "Principles of Molecular Virology", Alan Cann

-Selected scientific papers. 

Método de avaliação

REGRAS DE AVALIAÇÃO:

Avaliação da componente Teórica:

A avaliação da componente teórica realiza-se através da realização de 3 testes teóricos e da realização de um trabalho individual. Para um aluno ser considerado aprovado à disciplina terá de ter um mínimo de 9,5 valores no exame.

Assim, a avaliação da componente teórica será: 

30% - 1º Teste escrito- 12/10/2012

30% - 2º Teste escrito- 2/11/2012

10% - Trabalho individual- entrega até 30/11/2012

30% - 3º Teste escrito- 14/12/2012

Avaliação da componente Prática:

Frequência obrigatória de 2/3 das aulas Práticas. A avaliação prática tem um peso relativo de 50% na classificação final da disciplina. Os alunos serão avaliados com base na informação do docente, tendo em conta o grau de assiduidade e participação do aluno nas aulas práticas, testes de avaliação práticos (2) e pela apresentação oral trabalho de grupo (1).

Assim, a avaliação da componente prática será:  

40% - 1º Teste escrito- 26/10/2012

40% - 2º Teste escrito- 14/12/2012

20% Trabalho de grupo, que consta da apresentação oral de um artigo científico relacionado com a matéria lecionada.

A nota mínima exigida na avaliação da componente prática é de 9,5 valores. Os alunos que reprovarem na componente prática não poderão efetuar a avaliação teórica.

Cursos