Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Fisiologia

Código

10661

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Teresa Nunes Mangas Catarino

Horas semanais

4

Total de horas

63

Língua de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem requisitos.

Conteúdo

 

1. Homeostase.

2. Sistema Nervoso. Potencial de acção e sua propagação. Transmissão sináptica. Organização do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico. Princípios gerais da Fisiologia Sensorial.

3. Sistema Endócrino. Princípios dos sistemas de controlo hormonal. O hipotálamo e a hipófise. Glândula tiróide, glândulas supra-renais, controle endócrino do crescimento.

4. Músculo. Estrutura do músculo e mecanismos moleculares da contracção muscular. Músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco.

5. Fisiologia cardiovascular. Desenho geral do sistema circulatório. O coração. O sistema vascular. Regulação da pressão arterial. Sangue e hemostase.

6. Fisiologia respiratória. Organização do sistema respiratório. Transporte de O2, CO2 e H+ entre tecidos.

7. Fisiologia renal. Os rins e a regulação de água e iões. Princípios básicos da fisiologia renal. Balanço de sódio, água e potássio. Regulação do cálcio. Regulação do pH.

8. Digestão e absorção de alimentos. Organização do sistema gastrointestinal. Fígado e pâncreas. Regulação dos processos.

9. Regulação do metabolismo e balanço energético. Controlo e integração do metabolismo dos açúcares, proteínas e gorduras. Eventos das fases absortiva e pós-absortiva. Controlo endócrino e neuronal.

Bibliografia

 

Vander''s HUMAN PHYSIOLOGY: The Mechanisms of Body Function

12th Edition (2011)

Widmaier, Raff & Strang

Editora Mc Graw Hill

Método de avaliação

Avaliação

A avaliação é contínua e tem duas componentes: uma componente individual e uma componente de trabalho em grupo.

Só serão avaliados os alunos que obtiverem frequência à disciplina.

 

Frequência

Terão frequência os alunos que assistirem a um mínimo de 15 aulas (T+TP).

 

Nota final

Nota final = 85% nota individual + 15% TP

O arredondamento só é feito na nota final.

 

Nota individual

Média das notas obtidas nos 4 testes com melhor nota, dos 5 testes realizados ao longo do semestre. Não há nota mínima em cada teste, mas a aprovação à disciplina implica a obtenção de uma nota igual ou superior a 9.50 valores na componente individual.

 

Nota TP

A nota TP é dada com base no trabalho em grupo feito pelos alunos durante as aulas TP. Esse trabalho consta de 5 sessões de trabalho em séries de problemas e 4 sessões de casos clínicos.

No final das aulas de problemas cada grupo entregará a resolução de alguns exercícios, definidos pelo docente, para avaliação.

Nas aulas de casos clínicos serão sorteados 3 grupos para apresentar os seus casos, seguindo-se um período de discussão de cada caso. Os grupos serão classificados pela apresentação do seu caso e pela participação na discussão dos restantes casos.     

 

Avaliação em exame final

Os alunos que reprovarem nos testes podem realizar um exame final. Nesse caso a nota final será dada pela nota do exame (85%)  + nota TP (15%).

 

Melhorias

Os alunos que pretenderem fazer melhoria de nota podem fazê-la em exame final. Para os alunos que obtiveram aprovação à UC este ano ou no ano anterior a nota final será igual a: 85% exame + 15% nota TP.

Nos restantes casos a nota da melhoria será igual à nota do exame.

Cursos