Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Sistemas de Representação Geológica e Geográfica

Código

10667

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria da Graça Azevedo de Brito

Horas semanais

2

Total de horas

120

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aprender técnicas e conceitos de sistemas de informação geográfica (SIG), nomeadamente no que se refere às funcionalidades de aquisição de dados, edição, análise espacial, integração e organização em projecto, no âmbito da Geologia e das Ciências da Terra e aprender a representação tridimensional de dados geológicos da superfície e sub-superfície (perfis litológicos) com base em dados de logs de sondagens.

Competências:

 

Esta unidade pretende dotar o aluno de conhecimentos e ferramentas que visam o armazenamento, a integração e a análise integrada de informação geológica, cartográfica, analítica..., no contexto das ciências da terra.

 

Os alunos adquirem habilitação para trabalhar em sistema informático (em SIG e modelos 3D de dados de sondagens) informação espacial resultante do levantamento de dados associado a estudos na área das ciências da Terra, nomeadamente nas áreas da cartografia geológica; estratigrafia e paleontologia; geoquímica; geotecnia, geologia ambiental, hidrogeologia; exploração mineira, planeamento e ordenamento do território, e outras.

 

Pré-requisitos

Recomenda-se a frequência de disciplinas base de geologia, cartografia geológica, topografia.

Conteúdo

 1. Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs)
2. Definição e geometria de um modelo vectorial
3. Elementos de Bases de Dados
4. Definição e geometria de um modelo matricial
5. Modelos digitais de terreno
6. Análise de qualidade da informação geográfica
7. Abordagens na condução de projectos 
8. Introdução ao ambiente RockWorks 2002
9. Pre-Processamento de dados de superfície e sub-superfície (sondagens, litologias, caraterísticas)
10. Construção de logs, perfis e blocos diagramas

Bibliografia

1. João Matos. Fundamentos de Informação Geográfica. Geomática-Lidel, 2001.
2. Peter A. Burrough and Rachel A. McDonnell. Principles of Geographical Information Systems. Oxford, Clarendon Press, 2nd edition, 1998.
3. Stan Aronoff. Geographic Information Systems: a Management Perspective. WDL Publications. 1991.
4. Arthur H. Robinson. Elements of Cartography. John Wiley & Sons Inc. 1995.

Cursos