
Prospeção Mecânica
Código
10672
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Paula Fernandes da Silva, Pedro Calé da Cunha Lamas
Horas semanais
3
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os alunos com aprovação nas matérias leccionadas deverão dominar as técnicas utilizadas em prospecção geofísica e mecânica para estudos geológicos, geotécnicos e de georrecursos.
Pré-requisitos
Aconselha-se a frequência prévia de Geofísica.
É obrigatória a presença dos alunos em dois terços das aulas teórico-práticas, no mínimo, salvo se estiverem inscritos ao abrigo de estatuto especial.
Conteúdo
Estudo de sítios. Prospecção mecânica e ensaios in situ. Definição e objetivos. Programas. Métodos diretos - valas, trincheiras, poços, galerias; caraterização e aplicabilidade.
Métodos indiretos e semi-diretos - sondagens de furação, penetração e ensaios dentro de furos; aplicabilidade.
Sondagens de furação - classificações, dominios de aplicação, equipamentos. Apresentação dos resultados. Correlações. Diagrafias instantâneas e diferidas.
Amostragem. Referência às técnicas de amostragem e amostradores. Representatividade, qualidade e adequabilidade das amostras. Sua influência na fiabilidade dos estudos.
Introdução aos principais ensaios que vulgarmente acompanham a prospecção geotécnica - caraterização, domínios de aplicação, restrições.
Elaboração de cadernos de encargos e especificações para programas de prospecção.
Análise de relatórios de prospecção e ensaios.
Visitas de estudo a locais onde decorram trabalhos de prospecção mecânica e ensaios apresntados nas aulas e/ou a estaleiros de empresas da especialidade para familiarização com equipamentos. Trabalhos de aplicação das matérias leccionadas.
Bibliografia
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de GEOLOGIA DE ENGENHARIA (1998) - Geologia de Engenharia. Páginas e Letras, Editora Gráfica, São Paulo, Sp. Brasil.
HUNT, R. E. (1984) - Geotechnical engineering investigation manual. Mac Graw-Hill, New York.
VALLEJO L. I. Gónzalez de (2002) - Ingeniería Geológica. Prentice Hall, Madrid.
Método de ensino
Sessões teóricas com apoio de meios audiovisuais. Sessões práticas que incluem observação de relatórios, equipamentos e de testemunhos de sondagens, apresentações em powerpoint pelos alunos e visitas de estudo.
Método de avaliação
Avaliação continua através de 3 testes -T e 1 trabalho de grupo - Tg, com aprovação mediante avaliação positiva, assim calculada:
A classificação final máxima será a seguinte:
0,8.(T1+T2+T3)/3 + 0,2.(Tg) = 20 valores
Caso o aluno não dispense de exame final, a nota final de recurso será calculada da seguinte maneira:
80% x nota exame + 20% x Tg
O acesso ao Exame final será garantido com a obtenção de, pelo menos, 2/3 de presenças nas aulas e realização de pelo menos dois testes.
A avaliação obtida no trabalho de grupo, bem como a frequência à unidade, serão válidas para o correspondente ano lectivo e, no caso de reprovação no Exame final, será válida também, e somente, para o ano lectivo subsequente.